As características da oração poderosa: Em conjunto

Deus gosta quando você faz suas orações sozinho, lendo a sua Palavra, meditando em palavras de hinos e canções cristãs, e mostrando a sua gratidão por todas suas bênçãos. Mas Ele também gosta quando você se junta em adoração com um grupo de pessoas que têm a mesma fé. Este ato mostra que você não tem vergonha da sua fé em Deus, e que está disposto a aprender da sabedoria dos outros cristãos. Esta adoração em conjunto dá coragem e autoestima cristã para todos os participantes.

É o mesmo com sua vida de oração. Deus está feliz quando você fala com Ele em particular. Mas Ele também apoia a oração em conjunto com um grupo de pessoas que tem a mesma fé. Ele faz promessas a este tipo de oração: “E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.” (Mateus 18.19,20)

Existem muitas maneiras para orar em conjunto com orações intercessoras: nos cultos, em pequenos grupos, na internet, por telefone ou no seio da família. O resultado desta oração em conjunto é que Deus a abençoa e você forma amizades mais profundas. Como Salomão disse: “É melhor haver dois do que um, porque . . . se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar.” (Eclesiastes 4.9,10)

Você tem parceiros em oração?
Pode ser uma amiga em quem você confia ou simplesmente uma pessoa que possa orar por você e por sua família sem saber o motivo da oração.

As características da oração poderosa: Pelos outros

Somos todos pela natureza egoístas. Quando entendemos que podemos pedir a Deus em oração, a tendência é de pedir somente por nós mesmos. Mas, do mesmo modo que a nossa fé em Jesus nos impulsiona a servir aos outros, também nos motiva a fazer oração pelas necessidades dos outros antes das nossas.

O missionário Paulo convidou seus irmãos na fé na Asia a orarem por ele, preso em Roma. “E orem também por mim, a fim de que Deus me dê a mensagem certa para que, quando eu falar, fale com coragem e torne conhecido o segredo do evangelho. Eu sou embaixador a serviço desse evangelho, embora esteja agora na cadeia. Portanto, orem para que eu seja corajoso e anuncie o evangelho como devo anunciar.” (Efésios 6.19,20)

A frase formal para este tipo de oração pelos outros é “oração intercessora”. Nós temos sido apoiados pelas orações dos outros muitas vezes na vida, sem saber. Períodos da vida quando é difícil orar, se tiver outros orando por você, é um grande consolo. Quando chegarmos ao céu, veremos como fomos abençoados pelas orações dos outros em nosso favor. Então, orem pelos outros, em especial as pessoas que preguem a Palavra de Deus.


Pai nosso: Conclusão

Você já notou que a conclusão ao Pai Nosso que dizemos não está na Bíblia. Quase todos os evangélicos usam esta conclusão. Porque teu é o reino, e poder e a glória para sempre. 

Mesmo que estas palavras de louvor não estejam no Pai Nosso na Bíblia, ainda faz uma boa conclusão ao ensinamento de Jesus. Elas explicam por que temos confiança que os nossos pedidos serão concedidos. Reafirmam a nossa promessa de santificar o nome de Jesus, trabalhar para estender o seu reino e viver segundo a vontade de Deus.

O apóstolo João ouviu numa visão uma multidão de anjos ao redor do trono de Deus cantando:  “O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra, glória e louvor.” (Apocalipse 5.12)

Tal expressão de louvor é uma boa maneira para terminar qualquer oração:

Afirmamos que Deus é o nosso Rei.

Afirmamos que Deus vai fazer tudo o que pedirmos, e ainda mais além disso.

Nos comprometemos a dar-lhe a honra e glória quando Ele nos dá o que pedimos.

E quando você diz “Amém” no fim, você está proclamando que Deus vai atender sua oração.

Apocalipse 5:12


Pai nosso: Sétima petição

A maioria de nós pensa que não temos inimigos que querem nos matar ou torturar.

O diabo quer que pensemos assim. A Bíblia chama o diabo: um dragão, um leão, uma cobra – sempre procurando alguém para devorar. Ele é o nosso inimigo mais mortal. Ele quer atacar o nosso corpo, invadir a nossa mente, fazer de nós os seus próprios escravos e guiar-nos até a eternidade no fogo do inferno.

“Livra-nos do mal” oramos. (Mateus 6.13) É uma oração séria. Mesmo que muitas pessoas não acreditam que o diabo e o inferno existem, e usam estas palavras, diabo e inferno, como palavrões, a verdade é que são reais. O príncipe do inferno está procurando a quem devorar, e quer que seja você.

Jesus venceu o diabo quando morreu e ressuscitou novamente. Todas as pessoas que confiam em Jesus como o seu Salvador são perdoados e são imortais, salvas e seguras no seu Senhor. Peça o seu perdão de Deus, aumente a sua fé com o poder da Palavra de Deus, e ore por esta vitória final. Quando você está no céu, não vai precisar orar isto nunca mais.


O Pai nosso: A sexta petição

Seu Pai no céu observa o seu progresso no caminho da vida eterna, e deseja o seu sucesso. Ele não gosta de ver pessoas perder a sua fé e confiança nEle. Jesus nos anima a pedir a ajuda de Deus para ficarmos fiéis, quando diz: “Não nos deixes cair em tentação”. (Lucas 11.4)

Tiago 1.13 nos ensina que Deus nunca tenta alguém a pecar – Ele odeia esta noção. As palavras desta petição são o nosso pedido que Deus tenha misericórdia de nós em nossas fraquezas e nos ajude a ficarmos firmes na confiança nEle.

Todos nós temos fraquezas, como negligência, teimosia e abandono quanto a nossa vida espiritual. Imploramos continuamente que Deus mande seus anjos para nos guardar no caminho da vida eterna.

Para ajudar-nos, Deus nos dá a Bíblia, um recurso poderoso para manter-nos longe da tentação de pecar. É nossa armadura contra o mal. Devemos lê-la diariamente para receber a força que precisamos. Deus também manda outros cristãos para nos avisar e aconselhar. Devemos escutar a eles, também.

Um dos grandes presentes que Deus nos dá para nossa proteção é a nossa comunidade, a nossa igreja. Se você participar de uma igreja, dê graças a Deus pelo pastor que cuida da sua vida espiritual e os outros membros que ajudam você no caminho, a quem você também pode  ajudar.


Simplesmente fale

Pode ser que eu oraria mais se eu não parecesse tão fraco em oração. Quando faço oração, deve parecer que eu estou falando comigo mesmo, murmurando coisas impossíveis para ninguém, um ser invisível. Todo o mundo deseja um sinal, poder e controle, não é? Não teria sido mais interessante se, ao chegar a ser cristão, você recebesse uma espada de luz para usar? Ou relâmpagos azuis? Ou um milhão de reais em ouro? Em vez de todas estas coisas espetaculares, Deus simplesmente convida você a conversar com Ele.
Conversar é barato, não é? Pode ser, mas tem muito valor quando você fala com seu Pai no céu em nome de Jesus. Se conversar com Ele em voz alta, cantando, murmurando ou só em pensamentos silenciosos, Deus ouve e garante levar a sério seu pedido.
O que parece uma pessoa fraca fazendo sons fracos chega a ser uma coisa fortíssima. O apóstolo Tiago tem uma maneira simples, forte e direta para ajudar-nos a entender os caminhos de Deus. Ele diz: “A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Tiago 5.16).  
Você entende? Cada vez que você faz uma oração, você começa uma corrente de acontecimentos. Você nunca malgastou uma oração na sua vida. Nenhuma delas cai ao chão sem ser ouvida e respondida. Ouvindo e respondendo suas orações, Deus pode fazer você mais poderoso e hábil para o trabalho dEle e para suas próprias necessidades.
 

O Pai Nosso: A quinta petição

 
Somente a religião cristã o dá de graça. De que falamos?
Cada ser humano que jamais existia tem uma consciência e sabe com certeza duas coisas: existe o mal dentro de mim, e por isso a minha relação com o Poder santo além dos céus (se não o chamam de deus)  está em dúvida. Quando as pessoas inventam sua própria religião, sempre partem da ideia que a pessoa tem que fazer algo de bom para compensar pelo mal dentro dela. Estas pessoas que inventam religiões as baseiam em regras, ou em rituais e sacrifícios, em peregrinações e outros atos de devoção e obediência. Mas somente o cristianismo dá perdão de graça. Jesus convida você a pedir perdão.
“Perdoa-nos as nossas dívidas, como perdoamos aos nossos devedores.” (Lucas 11.4) Jesus Cristo, na cruz de Calvário, fez tudo o necessário: obedecendo as regras, se sacrificando para compensar pelo mal em nós. Ele comprou o perdão do pecados pelo mundo inteiro, e quem acredita isto tem este perdão. É de graça.
Ele também pede dos seus seguidores que tenham a mesma misericórdia para os pecadores e malvados ao seu redor. Como a primeira parte desta petição pode ser tão fácil e a segunda parte tão difícil? Quando você ora esta Quinta petição, faça-o com confiança. Não deixe que Satanás roube de você sua confiança absoluta no perdão, e não deixe que seu próprio espírito fraco negue este mesmo perdão aos outros.

Pai Nosso: A terceira petição



“Seja feita a tua vontade aqui na terra como no céu.” (Lucas 11.2; Mateus 6.10) A você parece estranho? Você vem a Deus pedindo o que você quer, mas Jesus diz que é melhor chegar a Deus e pedir o que Ele quer.

Jesus tem razão. O ponto é que você não sabe o que é melhor para você até você entender a bondade de Deus. Não vai saber a melhor coisa a pedir até entender a sabedoria de Deus para você.

Jesus foi o exemplo desta atitude de humildade por toda a sua vida até morrer na cruz.  Ele batalhou dentro de si para ficar comprometido ao plano de Deus para se sacrificar. Nesta luta Ele foi ao seu Pai em oração, no Jardim de Getsêmani. Ele orou: “Não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.” (Mateus 26.39)  O resultado desta oração foi o fortalecimento do seu compromisso de vencer Satanás e perdoar o mundo inteiro.

Os melhores momentos da sua vida vão ocorrer quando você entender que a sua vida nesta terra está sendo dirigida pela vontade de Deus.

Pai Nosso: A Segunda petição

Reino de Deus não é um só lugar. Toda a terra e o universo são de Deus. A Bíblia fala que Cristo “reina” em nossos corações pela fé nEle. Então, oramos: “Venha o teu reino.”

Quando você faz esta oração, você está pedindo que o Espírito Santo faça seu maravilhoso trabalho de criar e fortalecer a fé nos corações de muito mais pessoas. Você também está se oferecendo a ajudar com o seu apoio a espalhar a Palavra para outros.

De verdade, é uma oração missionária. Você está pedindo que menos pessoas acabem sendo condenadas ao inferno, e muito mais cheguem ao céu. Você está pedindo que o Espírito converta mentes e corações que antes estavam na escuridão de pecado. Você está pedindo que as pessoas nascidas na escravidão de pecado cheguem a ser libertadas pela luz de Cristo e se tornem cidadãos do Reino de Deus.

Todos os seus pertences vão ficar para outros quando você morrer. A única coisa que resta são pessoas. Ore por elas. Ajuda-lhes a aprender como é maravilhoso pertencer ao Rei Jesus.


O Pai Nosso: Primeira petição

Para aproveitar melhor da vida de oração, Jesus leva você para fora de você. Você alguma vez percebeu que a maioria dos pedidos no Pai Nosso tem a ver com Deus e não você? Não é que as coisas mundanas não são importantes, mas que a Palavra e os caminhos de Deus são muito mais importantes.

O primeiro pedido, ou petição, do Pai Nosso é curto, somente cinco palavras: “Santificado seja o teu nome”. (Lucas 11.2) O “nome” de Deus se refere não somente aos vários nomes que achamos na Bíblia para Deus, como Senhor, ou Cristo. Tem referência também a tudo o que seu nome revela sobre Deus. O “nome” de Deus é a soma de tudo o que podemos saber sobre a pessoa e obra de Deus.

A palavra “santificado” significa “considerar santo”. Você não pode fazer Deus mais santo que já é. Porém, você pode pedir a ajuda de Deus para encher seu coração com a santidade de Deus, para que a sua vida reflita esta santidade em tudo o que você fizer, e para que as pessoas ao seu redor sejam movidas a reconhecer que Deus é tudo para você.

Isto quer dizer que a sua vida não se baseia em algo neste mundo, mas que o seu orgulho está em Deus, seu Criador, seu Salvador e seu Conselheiro, e que este orgulho em Deus seja evidente aos outros.





O Pai Nosso: A quarta petição

Por fim! Jesus nos convida a pedir por coisas materiais. Depois de ter sua vida mudada pelo Espírito, para que a prioridade seja Deus, sua missão para achar pessoas para Ele e  obediência a sua vontade, estamos preparados para falar de coisas físicas. “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.”
É um ótimo costume orar quando vamos comer. É apropriado que demos graças a Deus por todas suas bênçãos, não somente pão mas toda a nossa comida. Solo, chuva, sementes e sol vem de Deus. Humildemente reconhecemos que tudo o que comemos é de Deus.
“O pão nosso” também significa tudo o que você precisa para uma vida saudável e produtiva. A escolha da palavra pão nos lembra que Deus se obriga a dar tudo o que Ele pensa que você precisa, mas nem necessariamente tudo o que você quer.
“De cada dia” é uma referência à maná, o pão milagroso que os Israelitas comeram no deserto depois de sair do Egito. Deus não acha importante suprir o que precisamos por um ano. Ele prefere dar dia a dia.

Prioridades fora do lugar

Uma das minhas fraquezas persistentes é que eu quero mandar na minha vida, ser a estrela e escrever o roteiro do drama da minha vida. Tudo vai bem assim, sozinho, por um tempo, até eu me topar com um problema maior que eu não possa resolver. Eu grito para Deus aparecer no “meu” palco quando eu quero. Ele muitas vezes não aparece nestas situações. Por que será?

Em parte do Sermão no Monte, Jesus ajudou os seus discípulos a entender como o universo realmente opera. Quanto mais você vai atrás das coisas materiais, quanto mais você está apaixonado por você mesmo e seus planos para a vida, menos você vai conseguir e menos satisfação você vai sentir.

Há uma maneira melhor: “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” (Mateus 6.33). Colocando o Reino de Deus primeiro, significa entender que você é a criação de Deus, colocado aqui na terra com uma missão, a missão de Deus. Você está no elenco do drama de Deus, e Ele vai deixar saber o papel que Ele tem para você.

Pondo o Reino de Deus e aquilo que Deus quer no primeiro lugar, significa valorizar o perdão dos pecados pelo sangue de Jesus como seu tesouro mais precioso. Quando tem o perdão, tudo  que Deus pensa que você precisa Ele vai dar.

Mulher Virtuosa

1ª Mulher virtuosa é uma mulher de grande valor.
 
 
"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias."( Provérbios 31:10) -. É uma mulher que não pode ser comprada com dinheiro, jóias, presentes porque ela é uma boa mãe e uma boa esposa.
"A força e a dignidade são os seus vestidos"( Provérbios 31:25a) - A mulher virtuosa veste-se sem vulgaridade, sem transparência, sem decotes exagerados, sem roupas muito justas pois a forma que você se veste fala sim quem você é. Guarda a sua sensualidade para o seu marido.
2º  A mulher Virtuosa é trabalhadora:
A mulher de provérbios 31 já trabalhava e muito! Ela gosta de trabalhar "Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos." ( Provérbios31:13). Tudo o que ela faz é com dedicação " Cinge os lombos de força e fortalece os braços." ( Provérbios 31:17). Não é preguiçosa "Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça." ( Provérbios 31:27).Ela garante a provisão de sua casa. A mulher virtuosa não deixa faltar nada pro seu marido "O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho." ( Provérbios 31:11)
3ª A Mulher Virtuosa zela pelo andamento de sua casa
" É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas." ( Provérbios 31:15) Acorda cedo, acompanha o marido antes do trabalho, e os filhos antes da escola. Tem compromisso com o andamento dos afazeres domésticos. Não apenas na limpeza, mas organização dos armários e gavetas, roupas limpas e passadas, organizadas no guarda-roupa, etc...
4ª A Mulher Virtuosa é sensível:
"Abre a mão ao aflito; e inda a estende ao necessitado. "( Provérbios 31:20) Ela é generosa, bondosa, sensível às necessidades das pessoas, sente a dor do outro, é quem percebe a aflição dos filhos, do esposo, mesmo que eles não expressem com palavras, mas tem a capacidade de medir, de sentir e controlar a temperatura. Se um tá chateado com outro, ela promove reconciliação, ela traz uma perspectiva diferente para o momento difícil. É também responsável pelo crescimento espiritual da sua família, promove cultos familiar, refeição juntos para obter comunhão uns com os outros. "No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura." ( Provérbios 31:21-22) Ela cobre sua família com o sangue de Jesus ( fazendo menção a lã que aquece, protege e a cor sendo vermelha), ela sustenta, prepara-os para o dia mal.
5ª  A Mulher Virtuosa é sábia com as palavras

"Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua." ( Provérbios 31:26) A mulher virtuosa não é de gritaria, não xinga amaldiçoando os filhos. Ela fala com sabedoria, e quando está a ponto de "ebulição" ela ensina com AMOR. O menino é teimoso? Ela profetiza: " Que filho de personalidade forte Deus me deu! Vai usar pra impactar e ganhar almas pra Cristo!". A menina fala muito? El profetiza: " Vai ser uma pregadora no Reino!" A menina chora demais? Ela vai profetizar: " Que coração quebrantado! Vais ser do ministério de intersecção!" A mulher virtuosa sabe que é profeta, é mansa, fala baico, a sua autoridade não vem do volume de sua voz. Não é fofoqueira, não fala mentira, é sempre verdadeira, não fala mal dos outros, não é rixosa, reclamona nem murmuradora. Ela é encorajadora e não acusadora do marido com palavras afiadas e ferinas.
6ª - A Mulher Virtuosa faz bem e não mal ao seu esposo todo dia de sua vida

"Ela faz bem e não mal, todos os dias de sua vida." ( Provérbios 31:12) A mulher virtuosa encoraja o marido com palavras. Respeitando-o, honrando-o, abre a boca para o elogiar. Fala bem dele e sobre ele.  Casadas pensem se estão fazendo bem ou mal ao seu marido: será que estou agradando? Será que ele gosta daquela comidinha? Estou suprindo suas necessidades? Estou o honrando estando com ele nas horas difíceis. A mulher virtuosa sabe a quem procurar  para pedir conselho. Impulsiona o marido a atingir todo o seu potencial, ela sacrifica com juntamente com ele pra que estude, se esforce mais no trabalho, pra que ele se aperfeiçoe, pra que ele vá adiante e não desista.
7ª - A Mulher Virtuosa tem uma beleza que não acaba, só aumenta
A vaidade é com equilíbrio, é saudável. "Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." ( Provérbios 31:30) Mesmo que a mulher virtuosa cuide-se bem, vista-se bem, ela não é obcecada pela beleza exterior. "Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua."( provérbios 31:26) Ela sorri diante do futuro, não tem medo da velhice, não se tortura com cirurgias e cirurgias; Ela não quer voltar a ser adolescente, pois a cada dia fica melhor, mais sábia, mais mansa, mais dócil, mais virtuosa!" Levantam-se seus filhos e lhe chama ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente mas tu a todas sobrepujas.( Provérbios 31:28-29)