Heróis de oração: Elias

Quando você lê a Bíblia bastante, certos padrões ficam claros. Um que me surpreende é a estratégia que Deus usa vez após vez, especialmente em tempo de crise. Esta estratégia é de mandar um homem. Por exemplo, no nono século antes de Cristo, durante um tempo de grande fraqueza espiritual no seu povo, e ainda pior liderança, o plano de Deus foi de mandar Elias para enfrentar e repreender o rei malvado e a encorajar os poucos que ainda seguiam a Deus fielmente.

Elias foi mandado para opor a decadência espiritual causada pelo rei Acabe e sua igualmente miserável mulher Jezabel. Eles, em conjunto, tinham a fama de simplesmente mandar matar seus opositores.

Elias foi usado por Deus para trazer para o país o castigo de uma seca profunda e a fome que seguia. Mas ele também foi responsável por trazer a chuva que pôs fim à seca. “O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita.” (Tiago 5.17,18)

Quando você está em sintonia com a vontade de Deus, suas orações têm o poder de dinamite. Nunca diga: -Eu sou somente uma pessoa. Do ponto de vista de Deus, um é suficiente.

O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita.
Tiago 5:17‭-‬18 NTLH
http://bible.com/211/jas.5.17-18.NTLH


As promessas de Deus aos que oram: Nós já ganhamos

É fácil concluir que o mundo está andando de mal a pior, e que Satanás ganhou a batalha. Qualquer policial pode dizer para você que existe muito mal no mundo. A raça humana não está evoluindo em pessoas melhores. O século passado foi o mais sangrento na história do mundo. Com toda a tecnologia do dia de hoje, os malvados pode roubar e matar de uma maneira ainda pior.

As pessoas que se sentem vencidas provavelmente não têm muita vontade de orar. Que adianta? Tudo vai por água abaixo. Estou derrotado. Nada funciona para mim. Quando este tipo de pensamento invade sua mente, lembre destas palavras de Jesus: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.”  (João 16.33)

Em meio das batalhas da segunda guerra mundial, os soldados lutaram em situações miseráveis, com poucas chances de ganhar. Mas se eles pudessem ver o futuro, somente 3 anos para frente, eles teriam a visão da derrota do inimigo e a vitória para o bem na guerra.

As palavras de Jesus se cumpriram. Os seus discípulos tinham bastante problemas. Foram perseguidos, presos, mortos. Mas sua fé na final vitória de Jesus os consolou. E agora eles têm sua coroa de glória no céu, e você terá também. Coragem!

Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16:33 NTLH
http://bible.com/211/jhn.16.33.NTLH


As promessas de Deus aos que oram: Deus faz porque você pediu



Antes do dia das crianças, os filhos pedem isso e aquilo dos seus pais. A sua lista cresce e cresce. No dia das crianças, elas tem a grande alegria de ver estes presentes que elas pediram dos seus pais. Quando oramos a Deus, pode parecer que a sua lista é comprida, e não tem a certeza que Deus esteja escutando. Mas Deus sempre escuta, e sempre tem uma resposta, porque você pediu.

Deus dá para nós a honra de influenciar no que acontece no futuro. Por quê? Quando Deus ouve as orações dos seus filhos, Ele não somente se preocupa, mas age. O Senhor Deus diz: “Agora eu vou agir porque os necessitados estão sendo oprimidos, e os perseguidos gemem de dor. Eu lhes darei a segurança que tanto esperam.” (Salmo 12.5) Você entendeu? Deus ama você tanto que Ele deixa os seus pensamentos, ideias e necessidades influenciar a maneira em que Ele governa o mundo.

Suas orações fazem a diferença. Cada oração sua muda algo em algum lugar. O futuro não está feito de pedra. As suas orações podem alterar o futuro.

Mas o Senhor Deus diz: “Agora eu vou agir porque os necessitados estão sendo oprimidos, e os perseguidos gemem de dor. Eu lhes darei a segurança que tanto esperam.”
Salmos 12:5 NTLH
http://bible.com/211/psa.12.5.NTLH


As promessas de Deus aos que oram: Deus ama você

“Eu te amo.” Todos nós temos fome de ouvir estas três palavras. No mundo cruel e hostil, quando temos dúvidas sobre nós mesmos, não podemos ouvir estas palavras demais. Tão importante são!

Como você poderia orar para um Deus que não amasse você? Você poderia até pechinchar com tal deus, ou tentar pagar por uns favores, mas nunca poderia abrir seu coração a este tipo de deus.

O Deus que convida você a orar se humilhou por você. Ele se esvaziou da sua natureza divina por um tempo, se fez servo, nasceu num estábulo, viveu uma vida simples, ensinou a Palavra, foi zombado, preso e aguentou o sofrimento da crucificação para remover de você o poder e a condenação de pecado. No terceiro dia Ele, triunfante, saiu do túmulo, e prometeu a mesma ressurreição para todos os que confiam e creem nEle.

Por que Ele fez tudo isso? Por que Ele ama você. E para poder dizer a você e todos os que creem nEle: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” 1 Pedro 5.7)

Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.
1Pedro 5:7 NTLH
http://bible.com/211/1pe.5.7.NTLH


As promessas d Deus aos que oram: Deus vê e ouve e atua

O estudante que fica sentado na última fileira da sala pensa que o professor não pode ver a sua bagunça. Errado! Da frente da sala, e em pé, o professor pode ver muito! Do mesmo modo, nós pecadores pensamos que Deus não está consciente de tudo o que acontece na superfície do planeta Terra. Pensamos que Deus não vê toda a maldade acontecendo ao nosso redor. Tememos que Ele não vê nem entende as nossas necessidades, estando tão longe de nós.

Errado! Deus diz: “Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.” (Mateus 6.6) A habilidade de Deus de ver até os mínimos detalhes do que acontece aqui é assombrosa. A Bíblia diz que Deus tem contado todos os cabelos na sua cabeça, e que nem mesmo um pardal pode cair do céu sem Deus saber. 

Onde quer que more, onde quer que vá, não importa o problema, Deus pode ver o que está acontecendo na sua vida. Não importa se você falar, cantar, sussurrar ou pensar as suas orações, Deus as ouve todas. Você manda sua mensagem a Deus, e Ele recebe. Sempre!


Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Mateus 6:6 NTLH
http://bible.com/211/mat.6.6.NTLH


As características da oração poderosa: Em nome de Jesus

Um pouco antes de Jesus ser preso, torturado e crucificado, e sabendo que tudo isso iria acontecer, Jesus passou horas intensas com seus discípulos. Ele lhes deu informação importante sobre como levar a vida cristã e fazer o seu ministério depois dEle tirar sua presença física deles e voltar para o céu.

Jesus queria, sobretudo, que eles soubessem que a sua relação íntima com o Pai Deus iria continuar, porque Jesus ainda seria sua conexão ao trono de Deus. “Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa” (João 16.23,24)

Você já notou que muitas orações dos cristãos terminam com a frase: “Em nome de Jesus”? Mencionar o nome de Jesus em oração não é somente um costume lindo. Tem mais significado do que simplesmente terminar uma oração automaticamente com esta frase.

Orar em nome de Jesus significa que você crê que Ele é seu Salvador, que você foi convertido de “condenado” em “salvo”, que Deus considera você o seu filho, somente por causa de Jesus. Também significa que você confia que a sua resposta para sua oração seja a melhor para você, sendo filho de Deus.

— Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.  Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.
João 16:23‭-‬24 NTLH
http://bible.com/211/jhn.16.23-24.NTLH


As características da oração poderosa: Com confiança

Há outra ideia errada que Deus quer corrigir. Parece natural que uma pessoa que quer pedir algo de Deus, e está com grandes necessidades, falhas e vergonhas, viria a Deus em grande humildade. como um malfeitor que pede perdão de um rei. Com timidez ele pediria algo insignificante de um grande e santo Deus.

O apóstolo Tiago diz que não é assim. Você é o filho amado de Deus, um príncipe ou princesa do Rei dos céus. Deus quer que você acredite na importância do seu pedido, com a confiança de que você é importante para Deus e Ele quer ouvir seus pedidos de socorro. “Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.” (Tiago 1.6-8)

Dúvida é do diabo. Se ele conseguir semear dúvida na sua mente e levar você a pensar que Deus está zombando de você e ignorando seus problemas, sua própria voz de oração seria de desconfiança e timidez, e dentro de pouco seria calada de vez. Mas ,não acredite nestas mentiras  do diabo. Não tenha medo de Deus, e não duvide. Deus sorri quando vê você aproximando em oração.

Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.
Tiago 1:6‭-‬8 NTLH
http://bible.com/211/jas.1.6-8.NTLH


Viver pela fé

Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.
2Coríntios 4:16‭-‬18 NTLH
http://bible.com/211/2co.4.16-18.NTLH