Rumo à vitória

No final da história de Davi e Golias, lemos: “Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou” (1 Samuel 17:50). Em questão de horas, um garoto pastor armado apenas com um estilingue e a sua fé em Deus derrotou um gigante temível que vinha provocando os israelitas durante quarenta dias. O seu Pastor, Jesus, fará o mesmo na sua vida se você o permitir (ver João 10:11).

No Salmo 23: 5, Davi faz uma afirmação sobre o Senhor: “Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos”. Jesus, o seu Salvador, promete liderar, guiar e proteger... não na ausência dos seus inimigos, mas na presença deles. À medida que as pressões, as trevas e as lutas contra os seus gigantes vão se fechando ao seu redor, o seu Pastor prepara um banquete ali mesmo no meio da batalha. Ele te oferece tudo de que você precisa para não apenas sobreviver, mas sim prosperar enquanto você encontra o caminho da liberdade.

A Bíblia diz que Jesus não é apenas o seu Bom Pastor, mas é também o Leão de Judá (ver Apocalipse 5:5). O Seu rugido governa as nações e a Sua voz destrói o inimigo. Porém, por um curto período de tempo, Satanás tem a permissão para rondar e procurar aberturas por onde ele consiga se infiltrar na sua mente. Se você não conseguir detê-lo, será ele quem se sentará à sua mesa. E caso se sente, ele irá trabalhar para destruir a sua confiança em Deus e tentará te dizer que você está sozinho na luta e que não tem chance de ver os seus gigantes serem derrotados.

Em momentos como esse, você precisa concordar com Davi, que, apesar de testemunhar muita adversidade em sua vida, afirmou com confiança: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (Salmo 23: 4). Davi sabia que Deus tinha tudo sob controle. Ele reconhecia durante os tempos obscuros que Deus estava ao seu lado, caminhando pelo vale com ele. Você pode ter essa mesma confiança, se não permitir que o inimigo se sente à sua mesa.

Caso o inimigo se sente à sua mesa, ele tentará convencê-lo de que você não irá conseguir. Ele irá trabalhar para fazer a sua cabeça girar e tentar convencê-lo de que você está cercado e todos estão prestes a atacar. Ele irá tentá-lo com pensamentos de que há algo melhor em outra mesa e que Deus está te impedindo de experimentar tudo isso. Em vez de acreditar nisso, escolha acreditar que o seu Pastor prometeu guiá-lo pelo vale, Ele está sempre com você, sabe o que é melhor para a sua vida, e que você é o Seu filho amado.

Assim, sente-se hoje à grandiosa mesa de Deus. Sente-se, descanse e simplesmente aprecie a presença do seu Pai celestial. Vá ao Seu encontro sempre que estiver enfraquecido e sobrecarregado, pois Ele prometeu te dar descanso (ver Mateus 11:28). Concentre-se menos nos inimigos ao seu redor e mais no fato de que Ele está com você. Caminhe rumo à vitória que Ele reservou para você – e veja como todos os gigantes da sua vida serão derrotados um a um.

Responda 

Quais barreiras impedem você de avançar para a vitória? Como você vê o lugar de Jesus nas suas batalhas?

Como Satanás tentou entrar no seu coração e no seu pensamento? Como isso afeta sua maneira de pensar nas suas circunstâncias?

Como Jesus o sustentou durante lutas difíceis? De que maneira manter o foco em Jesus ajuda a derrotar os gigantes ao seu redor?

O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.
Salmos 23:1 NTLH
https://bible.com/bible/211/psa.23.1.NTLH

A derrota dos vícios

Quando Davi se ofereceu como voluntário para lutar contra Golias, o rei Saul disse a ele: “Você não tem condições” (1 Samuel 17:33). E continuou explicando que Davi não era rival para o gigante, pois ele era “um guerreiro desde a mocidade”. Quando Davi não foi convencido a deixar de lutar, Saul tentou vesti-lo com a própria armadura. Desejava que Davi se equipasse melhor, para parecer mais forte e mais protegido do que realmente era.

Nós fazemos o mesmo na nossa vida. Nos sentimos impotentes num mundo fraturado e aberto aos ataques; assim, vestimos armaduras falsas e nos escondemos atrás dos vícios. A triste realidade é que somos uma geração viciada. Podemos pensar que não somos viciados, mas a verdade é que a maioria de nós tem algo que acredita não poder viver sem – seja álcool, relacionamentos, compras, realizações, drogas, adrenalina ou até mesmo as redes sociais. Somos escravizados e não conseguimos abandonar certos hábitos quando nos sentimos vulneráveis.

O gigante do vício pode roubar o melhor que Deus tem para te oferecer. Pode levar você a um caminho interminável, acreditando numa promessa que nunca será cumprida. Por fim, o gigante vai te dominar, ridicularizando e enfraquecendo a fama e a glória de Deus na sua vida. Assim, como você pode identificar a vitória de Jesus sobre esse gigante?

A solução é enxergar além dos sintomas do vício e focar na causa. Faça a si mesmo perguntas como: “Qual é a origem do caos na minha vida? Por que me sinto tão inadequado? Por que tenho medo de ser conhecido? De onde vem a dor”? O gigante do vício não será derrotado se você não decidir investigar o que está te causando problemas.

Ao percebermos que somos vulneráveis aos ataques, a maioria de nós se sente enfraquecida. Essa fraqueza, por sua vez, nos leva a nos defender e nos resignar de algum jeito. Ao fazermos isso, corremos em busca de um vício. Felizmente, há uma solução. Quando você sentir a necessidade de fugir e correr em direção ao vício, ao invés disso, corra para Jesus. Saiba que, qualquer que seja a sua insegurança, Jesus não o rejeitará. Ele o aceita em Seu amor e infunde vida sobre o seu ser. Ele troca a sua fragilidade pela Sua força. Jesus está PREPARADO quando você se sentir vulnerável.

Talvez a maior mentira na luta contra os vícios é a de que você pode lutar por conta própria, escondido de todos. Lembre-se sempre de que a liberdade acontece diante da luz. Jesus é a Luz do Mundo e Ele trabalha de forma mais poderosa na sua vida quando você apresenta a sua fraqueza e a sua dor à luz da Sua graça. Você é livre em Cristo no instante em que confia n’Ele, mas pode ser que você precise chamar aqueles que estão ao seu redor para ajudar a esclarecer certos fatos. Faça o que for necessário para construir a sua vida de forma aberta, honesta e transparente.

No final, Davi se recusou a usar a armadura de Saul. Ele colocou de lado todos os aparatos que Saul tentou usar para pressioná-lo e escolheu confiar apenas no Senhor. Ele saiu para lutar contra o gigante armado apenas com o seu estilingue, o seu cajado e o seu Deus – e assim, ele derrotou Golias. Esse é o exemplo que devemos seguir. Pois ao olharmos apenas para Deus para nos fortalecer diante das nossas fraquezas, o gigante será derrotado na nossa vida.

Responda 

Quais são algumas situações em que você se sente tentado a colocar armaduras falsas para proteger a sua fraqueza? Por que é tão atraente lidar com as dores e as fraquezas por meio de um vício?

Por que muitas vezes é tão difícil recorrer a Jesus na nossa fraqueza ao invés de buscar um vício?

Por que é essencial contar a pessoas de sua confiança ​​sobre o seu vício e pedir o apoio delas para se libertar? Como você saberia se uma pessoa é confiável para se revelar um vício? Quais são as qualidades de caráter de uma pessoa de confiança?

Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.
1Coríntios 10:12‭-‬13 NTLH
https://bible.com/bible/211/1co.10.12-13.NTLH

A derrota da ira

Na história de Davi e Golias, não percebemos muita agressividade vinda de Davi, mas podemos observar a quantidade de pessoas iradas ao seu redor. Uma delas, como vimos, era o seu irmão mais velho, que “ficou muito irritado com ele” (1 Samuel 17:28). Quando Davi chegou ao campo de batalha, Eliabe deveria ter apoiado o seu irmão; porém a raiva em seu coração já deveria estar fervilhando há algum tempo, esperando a oportunidade para entrar em erupção. E de fato explodiu.

A raiva, por si só, não é necessariamente errada. A Bíblia nos mostra que há um momento para sentirmos raiva e um momento para, de forma justa, expressarmos a nossa ira (ver Tiago 1:19). Até Jesus se irou em algumas ocasiões (ver Marcos 3:5). No entanto, a ira se torna um gigante quando invade a sua vida e fica fervilhando debaixo da superfície, assim como aconteceu com Eliabe. 

Uma maneira de saber se isso está acontecendo é quando você sente raiva de algo que nunca aconteceu. Talvez você possa ter pensado que um amigo te fez algo, mas na realidade ele ou ela nunca fez nada contra você e a ira que você sentiu estava equivocada. Ou talvez, você tenha uma razão genuína para se irritar, mas expressa essa irritação da maneira errada. Assim como Eliabe, sua raiva contida se transforma em fúria e prejudica as pessoas. Pode ser que você tenha sentido a raiva, mas falhou ao deixar de expressá-la. Reprimir a ira pode causar grandes riscos para a saúde e é, realmente, uma das coisas mais destrutivas que você pode fazer para si mesmo.

Sendo assim, como superar esse gigante chamado ira? Como você vivencia a vitória que Jesus já conquistou? Ao reconhecermos que mudanças duradouras raramente chegam de imediato. Muitas vezes, Deus transforma a sua vida aos poucos. A chave para a mudança real na sua vida espiritual é se preencher com a fé de forma consistente e sempre associar ao que Jesus está fazendo dentro de você. Leia a palavra de Deus e troque a ira pelas verdades que você nela encontra. Substitua os diálogos enraivecidos que você tem na sua mente por orações pelas pessoas que o prejudicaram. Abrace a vontade de Deus e convide Jesus para reinar completamente em seu coração.

Com isso, você vai se lembrar que você não é perfeito. Deus o perdoou para que você possa perdoar os outros. O Senhor fez as pazes com você por meio de Jesus na cruz; portanto, quando estiver com raiva, volte-se para a cruz. Compreenda que Deus é o seu justiceiro e Ele o libertou para que você possa fazer as pazes com os outros. Reconheça que o que Ele fez por você é maior que qualquer coisa que alguém possa fazer contra você. Pelo poder de Cristo, é possível perdoar aqueles que o exasperam e soltar essa dor que está envenenando a sua vida.

É importante relembrar também que você é filho ou filha de Deus. Lembre-se desse fato todos os dias. Você pode ter sido rejeitado por outros, sentindo-se insignificante, mas aos olhos do Senhor você é amado, está seguro, protegido e é importante. Deixe a voz de Jesus falar acima das outras vozes que estão tentando se fazer ouvir na sua vida.

Por fim, derrotar o gigante da ira é realmente deixar de ser controlador. Então, faça o que fez Davi e se concentre em Deus, e não nas pessoas que te prejudicaram. Fazendo isso, você estará livre para avançar no poder de Deus e fazer o que Ele o chamou para realizar.

Responda

O que você considera ser uma maneira saudável de lidar com a sua raiva? Qual é a sua forma costumeira de lidar com a raiva? (Observe que, se você nunca sentir raiva, essa é uma maneira de lidar com ela!)

Para você, é fácil ou difícil perdoar? Há pessoas que você acha difícil perdoar? Por quê?

O que faz você saber que é um filho ou filha amado(a) de Deus? O que significa pensar em Deus como o seu justiceiro? Como isso o ajuda a não guardar rancor contra outra pessoa?

Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova.
Tiago 1:19‭-‬20 NTLH
https://bible.com/bible/211/jas.1.19-20.NTLH

A derrota da comodidade

Pode parecer estranho imaginar a comodidade como um gigante – algo que nos provoca e prejudica a nossa vida. Todos nós desejamos oferecer um ambiente seguro para nossa família. Gostamos de relaxar ao final do dia, tirar os sapatos e assistir a um programa divertido na TV. Apreciamos coisas ordenadas, e não caóticas. Nenhuma dessas coisas, sozinha, é mortal; porém, o problema só surge quando o desejo de proteção e segurança se torna o tema dominante na nossa vida.

Na história de Davi e Golias, vemos como esse desejo prejudicou a nação de Israel. Os israelitas emitiam o seu grito de guerra diariamente, se preparavam e se posicionavam nas linhas de batalha. Deus estava do seu lado; mas, durante quarenta dias, foram impedidos de avançar pela tentação da comodidade. Golias aparecia todas as manhãs e os israelitas diziam: “Hoje não, o perigo é muito grande. Vamos ficar nas nossas tendas, em segurança”.

O que podemos perder de vista nessa história é que Davi entrou em cena e fez em um só dia o que o exército de Israel não conseguiu fazer por um mês e meio. Todos os dias eles hesitavam e todos os dias se acomodavam na sua zona de conforto. O gigante continuava aparecendo diariamente. Davi então chegou e disse: “Que loucura. Isso vai acabar hoje mesmo”.

Da mesma forma, Deus quer que você enxergue além daquilo que te causa bem-estar e reconheça que existe algo com significado eterno para você enfrentar. Ele está te chamando para um propósito maior, muito mais que a mera comodidade pode oferecer. Ele deseja te dar a verdadeira influência. O Senhor quer que você ande nos caminhos da justiça por amor do Seu nome, caminhe em obediência segundo à Sua vontade. Hoje Ele está convidando você para se preparar, atender ao Seu grito de guerra e lutar contra o inimigo.

Alcançar a vitória sobre o gigante da comodidade significa responder a esse chamado e se recusar a esperar até que “todas as peças se encaixem” antes de tomar uma atitude. Consiste em estar disposto a caminhar, a princípio, numa direção desconhecida e entender que o mais importante é se mover de acordo com a força de Deus, em vez da sua própria. Ao perceber isso, você estará pronto para a batalha e para ser colocado no lugar onde poderá testemunhar a libertação de Deus.

Lembre-se de que a fé prospera no desconforto. A cruz causou a dor em Jesus ao mesmo tempo que nos ofereceu a liberdade. É muito fácil ficarmos apenas de braços cruzados e resolver seguir o exemplo de vida de outra pessoa – deixar outra pessoa que foi “chamada” sair à frente e correr o risco. Mas a realidade é que Deus não chamou nenhum de nós para evitarmos os perigos de um mundo perdido e prestes a morrer. Em vez disso, Ele nos chamou para participarmos com a espada do Espírito em nossas mãos. Ele quer que digamos: “Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar" (João 9:4).

Sua vida nesta terra é curta... mas Deus é grande. Assim, enquanto você estiver aqui, concentre-se nas questões que têm significado eterno. Você vive num planeta com bilhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus. Como um seguidor de Cristo, você tem a esperança. Você tem a verdade e a vida. Você tem ao Senhor. O mais importante: é fazer com que Ele seja conhecido. Portanto, entre na luta em nome de Jesus!

Responda 

Numa escala de 0 a 5, qual a importância do conforto para você? Por que você respondeu dessa forma? Como o seu desejo de comodidade se revela na sua vida diária?

Você percebe alguma área em que a sua busca pelo conforto tem limitado o que você pode fazer por Deus? Se percebe, quais são essas áreas?

Como seria, para você, sair da sua zona de conforto para servir a Deus de alguma forma? Como você se sente a respeito disso? Como você pode proclamar Jesus com sua vida?

Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:  — Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.  Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira.
Marcos 8:34‭-‬35 NTLH
https://bible.com/bible/211/mrk.8.34-35.NTLH

A derrota da rejeição

 Davi era apenas um adolescente quando chegou no campo de batalha entre os israelitas e os filisteus. Ele não era membro do exército e estava apenas levando suprimentos para os seus irmãos. Quando chegou ao acampamento, ele ouviu a provocação de Golias e perguntou quem iria derrotá-lo; porém seu irmão não gostou do seu interesse. Observe o texto: “Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: ‘Por que você veio até aqui?’” (1 Samuel 17:28).

Essa resposta não nos surpreende se conhecermos o resto da história. Em 1 Samuel 16, aprendemos que quando o profeta Samuel chegou à casa de Jessé para ungir um novo rei para Israel, Jessé enviou o seu primogênito, Eliabe, para ser ungido – o maior, o mais velho e o mais forte dos irmãos – e certamente seria o novo rei. Mas Deus disse: “Não. Ele não”. Naturalmente Eliabe se sentiu desprezado, pois o sistema tradicional parecia estar invertido: não foi ele o escolhido como rei, mas, sim, o seu irmão mais novo – o garoto que nem estava escalado. Eliabe se sentiu rejeitado, e as pessoas rejeitadas acabam rejeitando os outros.

Nenhum de nós gosta de sentir que não é bom, inteligente ou querido o suficiente. As opiniões dos outros são importantes para nós, por mais que queiramos que não seja assim. Uma palavra de desprezo, mesmo algo pequeno, sem a intenção de nos ferir, pode nos atingir e machucar. Uma sementinha de rejeição pode criar raízes e nos prejudicar no futuro. Em pouco tempo, esquecemos que Deus nos criou, milagrosamente, para um propósito e um plano, e que Ele não pede para nos compararmos com os outros, nem correr a maratona de outra pessoa. Acabamos perdendo de vista o nosso milagroso começo e a nossa nova criação na pessoa de Cristo e logo nos encontramos atormentados pelo gigante da rejeição.

Vivenciar a vitória de Jesus sobre o gigante da rejeição se inicia quando você enxerga a si mesmo da maneira que seu Pai celestial o vê – como o Seu filho querido e amado. Como escreve Paulo: “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória” (ver Romanos 8:17). Deus não te aceitou devido aos seus feitos, mas apenas porque Ele amou você (ver 1 João 4:19). Além disso, Deus teve tanto amor por você que decidiu pagar um preço enorme para trazê-lo para perto d’Ele: a morte do Seu próprio Filho, Jesus, na cruz.

Imagine Jesus sussurrando em seu ouvido, hoje mesmo, “Eu realmente te amo, amo muito, e já estou satisfeito com você”!  Pode parecer inacreditável pensar que o Deus do céu, o criador do universo, te conhece pessoalmente. Muitos de nós ficamos meio malucos quando recebemos trinta curtidas numa postagem nas redes sociais; no entanto, o Senhor da terra se preocupa com você (ver Salmo 8) e te buscou (ver Lucas 15: 3-7).

Mesmo antes da sua concepção, Deus declarou e disse, “Eu o escolho como sendo meu”. Essa verdade deveria cultivar uma sensação de aceitação dentro de você, pois o seu valor não está naquilo que você conquistou, mas está ancorado para sempre no fato de que Jesus foi oferecido em sacrifício por cada um de nós. Você foi criado para ser aceito e acolhido pelo seu Pai celestial e para ser amado sem justificativa, para viver sob a Sua aceitação e não debaixo da aceitação dos outros. À medida que você perceber isso, o gigante da rejeição será derrotado na sua vida.

Responda

Que razões você tem para se sentir profundamente aceito por Deus? Quais delas já se sobressaem em seus pensamentos? E quais razões ainda não são proeminentes?

Em que sentido você pode dizer: "Deus me escolheu"? O que isso significa para você e por que isso é tão importante?

Qual é a diferença entre viver para ser aceito e viver a partir de ter sido aceito? Como você pode colocar isso em prática?

Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!” O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8:15‭-‬16 NTLH
https://bible.com/bible/211/rom.8.15-16.NTLH

Plano a derrota de Golias

A derrota do medo

Quando lemos na Bíblia a história de Davi e Golias, uma das primeiras coisas que observamos é que o exército israelita estava “atônito e apavorado” com o gigante (1 Samuel 17:11). Golias iniciava e terminava cada dia com insultos e, com o passar do tempo, essa desmoralização e esse desdém exerceram um impacto sobre os israelitas. Apesar dos seus melhores esforços, passaram a acreditar que algo indesejável aconteceria com eles: a derrota.

Em resumo, esta é a definição de medo – a certeza de que algo irá te atingir e você não poderá fazer nada. Ele pode se manifestar de muitas formas como ansiedade, nervosismo, preocupação, estresse, pavor, desespero, pânico, entre outras, e pode surgir de várias maneiras. Talvez você sinta medo por causa do ambiente onde foi criado. Ou talvez a sua família visse a vida como uma grande ameaça que nunca se amenizava, criando a sensação de que a qualquer momento, provavelmente, algo de errado aconteceria...

Ou talvez seu medo seja consequência ao tentar ocultar os erros e imperfeições na sua vida. Você pode estar envergonhado por ter feito algo no passado e se preocupa pensando que, algum dia, o seu ato possa ser revelado e tornado público. Talvez você sinta medo por ser controlador, mas percebe que a maioria das coisas na sua vida está fora do seu controle fazendo com que sinta medo do que poderá acontecer no futuro. 

O gigante do medo pode se fixar dentro de você e começar a dominá-lo. Pode te desmoralizar e, por fim, diminuir a glória de Deus no seu viver. Pode consumir a sua vida, desgastar seu senso de confiança, roubar o seu sono, cegá-lo e impedi-lo de louvar a Deus. O medo é um gigante implacável e só pode ser derrotado pelo poder de Jesus.

A solução para enfrentar o gigante do medo não é determinação, mas fé em Jesus. Não é dizer: “Medo, vá embora”, mas confessar: “Tenho confiança que Jesus é maior do que esse gigante e que Ele já o derrotou”. Paulo afirma em Romanos 10:17 que "a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (NVI). Quando você enxerga e ouve a Deus na Sua palavra e pela Sua palavra, ela permite que você consiga enxergar e ouvir que Ele é maior do que o seu gigante. Isso fortalece a sua fé e se torna a pedra que silencia o gigante já derrotado.

Então, identifique hoje a causa do seu medo e a coloque nas mãos de Jesus. Não se esqueça de que todas as coisas são possíveis para Deus (ver Mateus 19:26) e Ele é capaz de superar esse gigante. Lembre-se de que Jesus prometeu estar sempre com você (ver Hebreus 13:5). Diga o nome daquilo que rouba seu sono à noite e descanse no Senhor que prometeu cuidar de você (ver 1 Pedro 5:7). Então, louve à Deus com a sua boca, por enxergar o Seu poder, reconheça o Seu amor por você e saiba que Ele sempre irá vencer. As misericórdias do Senhor são inesgotáveis (ver Lamentações 3:22).

Ao fazer isso, mesmo que a causa do seu medo não seja eliminada, você estará colocando, de forma ativa, o medo no seu devido lugar: nas mãos de Cristo.

Responda 

O contrário do medo não é coragem, mas fé. Quando você enfrenta o gigante do medo, qual é o papel da fé em Jesus? Em que você precisa acreditar? O que você precisa fazer?

O que ajuda você a se convencer de que Deus é maior do que os seus temores e de que Ele já venceu qualquer coisa que te causa medo?

Qual é o papel do louvor e da adoração para lidar com o medo? Por que eles são tão importantes?

Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu.  Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão.
Isaías 43:1‭-‬2 NTLH
https://bible.com/bible/211/isa.43.1-2.NTLH

Plano a derrota de Golias

Morto, mas ainda letal

A narrativa épica de Davi e Golias é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. De um lado do vale de Elá se encontra o exército filisteu com o seu herói de dois metros e noventa centímetros de altura, chamado Golias. Do outro lado está o exército israelita, amedrontado, sob a liderança de seu rei, Saul. Durante quarenta dias Golias insultava os israelitas, dominando-os pelo medo. Dia após dia, ele os desafia a enviar um soldado para lutar com ele pessoalmente, mas, até então, ninguém se apresentou como voluntário.

Talvez você possa se identificar com a dificuldade dos israelitas. Algum gigante está à sua frente provocando, perseguindo, insultando você. Talvez seja o medo. Talvez seja a ira. Talvez seja o sentimento de rejeição. Talvez seja um gigante sorrateiro, porém muito familiar, chamado comodidade que o leva a viver por algo de menor importância. Talvez possa até ser um vício.

Qualquer que seja o obstáculo na sua vida, ele vem roubando seu autodomínio dia após dia. Você tentou ignorar as provocações, mas se sente imobilizado, reprimido e paralisado para seguir adiante. Por fim, você sente que não está vivendo de forma plena e livre a vida que Deus planejou para você.

A boa notícia é que Deus abriu um caminho para que esses gigantes sejam derrotados. Começa com a convicção de que o seu gigante, por maior que ele seja, não é maior do que Jesus. Na verdade, Ele já derrotou os gigantes da sua vida. Quando Jesus veio para esta terra, Ele suportou o inferno por você na cruz e ressuscitou do sepulcro para que você pudesse se libertar da probabilidade de ter uma vida condenada. Ele veio libertá-lo dos gigantes que se levantam contra você e que te deixam paralisado de medo. 

Jesus já venceu o inimigo. No entanto, como lemos em 1 Pedro 5:8, o diabo ainda “anda ao redor... procurando a quem possa devorar”. Ele é como uma cobra com a cabeça cortada. Quando se mata uma cobra, é preciso ter a certeza de que a cabeça dela será enterrada, pois mesmo depois de morta, a serpente conserva uma dose mortal de veneno nos dentes e ainda poderá te envenenar caso você pise na sua cabeça. Do mesmo modo, embora Jesus tenha quebrado o poder de Satanás ao morrer na cruz, este ainda pode injetar o seu veneno nas nossas vidas. O inimigo está morto, mas ainda é letal.

Neste estudo mostraremos que o objetivo não é pisar na cabeça da cobra. Mas sim, em termos práticos, resistir ao Diabo (ver Tiago 4:7), nos armar com as defesas que Jesus nos deixou (ver Efésios 6:10-18), e nos apoiar na Sua suficiência (ver Provérbios 3:5). Significa lembrar que Ele é o seu Davi na história – e você nunca pode derrotar gigantes por meio da sua própria coragem, força de vontade ou esforços. É sempre Jesus quem os derrota.

Caso realmente deseje ver a vitória sobre os gigantes na sua vida, você precisa entender a sua dependência na suficiência de Jesus Cristo. Vitória se trata de confiar em Cristo e não de tentar vencer. Para dar o primeiro passo contra seu inimigo morto, mas ainda letal, você deve mudar a sua forma de pensar, pois Cristo é a única força que resulta em transformação.

Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos.
1Pedro 5:8‭-‬9 NTLH
https://bible.com/bible/211/1pe.5.8-9.NTLH

Plano Davi e Golias

Nosso modelo a seguir é Jesus

Obedeça a Deus em todas as pequenas coisas e você vai desfrutar de uma vida excelente. Seja diligente em sua obediência. Aprenda a viver sua vida diante de Deus e não diante do homem. Dê o seu melhor e faça todas as pequenas coisas que Deus te manda fazer, mesmo que ninguém mais possa saber. Coloque seu carrinho de supermercado de volta ao lugar dele ao invés de deixá-lo no meio do estacionamento. Por que? Porque o dono da propriedade colocou uma placa dizendo, "Favor devolver os carrinhos aqui" e Deus disse para nos submetermos a autoridade (Veja Tito 3:1).

A carne diz, "Bem, todo mundo deixa seus carrinhos em qualquer lugar; por que eu deveria colocar o meu no lugar? Porque o nosso modelo não são os outros - nosso modelo é Jesus. Quando eu me comparo com todo mundo, eu não pareço tão mau. Mas se me comparo com Jesus, sou humilhado e peço a Deus para me ajudar! Até que Jesus venha nos buscar, precisamos nos comparar com Ele e ao modelo de santidade que Ele deixou para nossas vidas.

Extraído do livro Um Novo Dia, Um Novo Você de Joyce Meyer. Direitos autorais de Joyce Meyer, 2007. Publicado por FaithWords.

Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais.

Colossenses 1:10 NTLH

http://bible.com/211/col.1.10.NTLH

Lamente-se e Permaneça, Louve e seja Levantado

Lamentar é um pecado! Essa é uma forma corrupta de conversa que causa a muitas pessoas uma grande quantidade de problemas em suas vidas. Também abre muitas portas para o inimigo. As palavras têm poder. Palavras de queixas, resmungos carregam poder destrutivo. Elas destroem a alegria daquele que se queixa e pode também afetar a outra pessoa que as ouviu.

Em Efésios 4:29, o apóstolo Paulo nos instrui a não usar nenhum modo de falar imundo ou poluidor. Por um tempo eu não sabia que isso incluia reclamação, mas agora eu aprendi que sim. Murmuração e reclamação poluem nossas vidas e provavelmente soam como maldição ao Senhor. Para Ele isso é poluição verbal. Poluir é envenenar. Você já parou para pensar que eu e você podemos poluir nosso futuro por reclamar do que está acontecendo agora?

Quando reclamamos da nossa situação atual, permanecemos nela; quando  louvamos a Deus em meio a dificuldade, Ele nos levanta de lá. A melhor maneira de começar todos os dias é com gratidão e ação de graças. Obtenha vantagem sobre o diabo. Se você não enche seus pensamentos e conversas com coisas boas, ele vai definitivamente enche-los com coisas ruins. Pessoas realmente gratas não reclamam. Elas estão tão ocupadas sendo agradecidas pelas coisas boas que têm que não tem tempo para notar as coisas sobre as quais elas poderiam se queixar. Louvor e gratidão são bons; reclamar e resmungar são maus.

Extraído do livro Um Novo Dia, Um Novo Você de Joyce Meyer. Direitos autorais de Joyce Meyer, 2007. Publicado por FaithWords.

Jesus respondeu:  — Parem de resmungar contra mim.
João 6:43 NTLH
http://bible.com/211/jhn.6.43.NTLH

Livre-se Disso

Uma das minhas histórias favoritas é sobre o burro de um fazendeiro que caiu dentro de um poço seco. O animal chorou penosamente por horas enquanto o fazendeiro tentou descobrir o que fazer por aquele pobre burro. Finalmente, ele concluiu que o poço era tão profundo e que realmente precisava ser coberto de qualquer forma. Por outro lado, o burro era velho e seria um grande problema tirá-lo do poço. O fazendeiro decidiu que não valia a pena tentar recuperar o animal, então pediu ajuda aos vizinhos para cobrir o poço e enterrar o burro.

Todos pegaram as pás e começaram a entulhar o poço. O burro imediatamente percebeu o que estava acontecendo e começou a zurrar horrorosamente. Chorar pode ser nossa resposta natural se alguém está nos tratando tão mal, então aquele burro estava respondendo da mesma maneira que nós, mas depois ele ficou realmente quieto. Algumas pás de terra depois, o fazendeiro olho para dentro do poço e ficou atônito pelo que viu. A cada pá de terra que batia nas costas do burro, ele conseguia sacudi-la e ficar em cima dela.

Enquanto os vizinhos e o fazendeiro continuaram a jogar terra em cima do animal, ele continuou sacudindo e dando um passo para cima. Logo o burro sacudiu a última pá cheia de terra, deu um passo acima, e saiu do poço. Nós podemos aprender muito com essa história. Quando os problemas vem, se nós ficarmos parados e ouvirmos, Deus vai nos dizer o que fazer.

Pela Graça e misericórdia de Deus, eu estive pronta a sacudir um monte de coisas da minha vida, muitos sentimentos de dor, maus-tratos, abuso, injustiça, coisas ruins. Igual ao burro, a fim de continuar pressionando e ter vitória em nossas vidas, precisamos aprender a sacudir os problemas que vem ao nosso caminho.

Extraído do livro Um Novo Dia, Um Novo Você de Joyce Meyer. Direitos autorais de Joyce Meyer, 2007. Publicado por FaithWords. Todos os direitos reservados. 

Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós.

Hebreus 12:1 NTLH

http://bible.com/211/heb.12.1.NTLH  

Sete Passos Bíblicos Para o Sucesso

A Palavra para Hoje

“Ele... teve êxito... porque obedeceu ao Senhor.” 2 Crônicas 31:21 CEV

Eis sete passos bíblicos para o sucesso na vida: (1) Coloque Deus em primeiro lugar. Ele quer que você tenha êxito; que bom pai não iria querer? Portanto, trabalhe no seu relacionamento com Ele. “Familiarize-se, pois, com Ele... e assim lhe sobrevirá o bem” (Jó 22:21). (2) Ajude outros a serem bem-sucedidos. “Certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor” (Ef 6:8). Não se interesse apenas por si mesmo, interesse-se pelos outros também. (3) Crie um clima de confiança ao seu redor. Enquanto você continuar falando palavras de dúvida, você jamais terá vitória. Lembre-se de que a sua “suficiência vem de Deus” (2 Co 3:5). (4) Permaneça informado. “O homem sábio ouvirá e aumentará em conhecimento” (Pv 1:5 NAS). Observe, leia e cresça. Se você está disposto a pagar por uma boa refeição, mas não por um bom livro, talvez você valorize mais o seu apetite que o seu intelecto. (5) Visualize-se atingindo seu objetivo. Pense e fale em imagens de sucesso. Moisés fazia isso: “Ele tinha o olhar naquele que ninguém pode ver e continuou firme” (Hb 11:27 MSG). (6) Escreva o seu plano e estabeleça prazos finais. Faça uma lista detalhada das atividades necessárias e estabeleça pontos de verificação. Proteja sua mente e priorize seu tempo. “Usem a cabeça. Aproveitem ao máximo cada oportunidade” (Ef 5:16 MSG). (7) Estabeleça um alvo realista. E trabalhe em direção a ele, buscando alcançar uma prioridade de cada vez. Muitas coisas na vida falham por uma razão: falta de foco. Portanto, evite as distrações: “Os que duvidam... são como as ondas do mar” (Tg 1:8). Se você fizer essas sete coisas, você terá êxito na vida.

Mergulhe na Palavra: Jó 22:21, Ef 6:8, 2 Cor 3:5, Pv 1:5, Hb 11:27, Ef 5:16

“O amor cobre todos os pecados.”

Bom dia!

Escolha a vida!

Nunca desfrutaremos a vida a não ser que tomemos a decisão de fazê-lo com qualidade. Satanás é especialista em roubar a nossa alegria, é um dos seus alvos favoritos. Neemias 8:10 nos diz que a alegria do Senhor é a nossa força. Em João 10:10 aprendemos que "o ladrão" veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para que tenhamos vida em abundância. Satanás é o ladrão e uma das coisas que ele persevera em roubar de nós é a nossa alegria. Se ele conseguir roubar nossa alegria, ficaremos fracos; e quando estamos fracos, o inimigo tira vantagem de nós.

Cristãos fracos não são ameaça para ele e para seu trabalho destrutivo. A fim de viver como Deus planeja que vivamos, a primeira coisa que devemos fazer é crer que é vontade de Deus que experimentemos alegria constante. Então, devemos decidir entrar nessa alegria. Experimentar alegria em nossas almas é vitalmente importante para nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. Provérbios 17:22 diz: "A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos." Aproveitar a vida é o desejo de Deus para nós! Agora é hora de decidir entrar na vida plena e abundante que Deus quer para nós.

Alegria e diversão estão disponíveis, assim como a miséria está disponível. A justiça e a paz estão disponíveis e assim estão a condenação e o tumulto. Há bênçãos e maldições disponíveis, e é por isso que Deuteronômio 30:19 diz-nos para escolher a vida e bênçãos.

Extraído do livro Um Novo Dia, Um Novo Você de Joyce Meyer. Direitos autorais de Joyce Meyer, 2007. Publicado por FaithWords. Todos os direitos reservados.

Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos.
Deuteronômio 30:19 NTLH
http://bible.com/211/deu.30.19.NTLH

O tempo

Há um bem precioso dizendo que até mesmo os cristãos se consolam com ele durante épocas de recessão e tragédia, "O tempo cura todas as feridas."

Posso apenas dizer-lhe em voz alta - Eu protesto! O tempo não tem poder de cura inerente. Só Deus tem poder de cura! Conheço mulheres que são tão amargas e zangadas hoje como eram há dez anos. O tempo não curou suas almas. Conheço mulheres que estão jogando o jogo da culpa mais alto hoje do que faziam há 30 anos. O tempo não curou essas exaustas e roucas mulheres.

Só Jesus tem poder de cura e por isso, se você tem um coração quebrantado e ansiando por um conforto, então você deve se enterrar em Sua presença, onde os milagres não acontecem por causa do tempo, mas por causa Dele. Você está permitindo que o generoso carinho que Ele dá, especialmente para o coração partido, cure o seu coração hoje?

Ninguém pode consertar um coração partido, além do Senhor. Palavras de outras pessoas vão encorajá-lo e trazer uma certa cura, mas a cura final é sempre do Senhor. Boas ações e gestos podem remover o ferrão de um coração partido, mas nada nem ninguém que não seja o Senhor pode dar esse toque de cura culminante em sua vida. Ele tem o poder, o amor e a habilidade divina para realmente curá-lo da dor extraordinária pela qual você está passando.

Deus é capaz de restaurar a sua alma e realizar um transplante espiritual de coração se é isso que é preciso para te mover para a saúde e a esperança de novo. Isso parece impossível quando se tem um coração partido, mas não é impossível para Deus! A vontade de Deus é sempre de restauração e cura.

Podemos facilmente compreender o conceito de que o Espírito Santo está se esforçando para se comunicar através do salmista na frase, "- e amarra as feridas deles". A ilustração que está sendo pintada através da língua hebraica é a de um alfaiate suavemente arranjando e costurando aquilo que foi dilacerado. Se você tem um coração partido, amigo, eu conheço alguém que tem as habilidades de especialistas para fácil e perfeitamente consertá-lo. Não só Ele é capaz de consertar seu coração partido, mas Ele tem o desejo de fazê-lo.

Aleluia ! É bom cantar louvores ao nosso Deus; é agradável e certo louvá-lo.  O Senhor Deus está construindo de novo Jerusalém; ele está trazendo de volta o seu povo, que foi levado como prisioneiro para outro país.  Ele cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos.  Foi ele quem resolveu quantas estrelas deviam existir e chama cada uma pelo nome.  Deus, o Senhor nosso, é grande e poderoso; a sua sabedoria não pode ser medida.  O Senhor Deus levanta os humildes, mas esmaga os maus no chão.  Cantem hinos de louvor ao Senhor ; toquem músicas na lira em louvor ao nosso Deus.  Ele cobre de nuvens o céu, manda cair chuva na terra e faz crescer grama nas montanhas.  Ele dá de comer aos animais e alimenta os filhotes dos corvos quando eles pedem.  O que agrada a Deus não são cavalos fortes nem soldados corajosos,  mas, sim, as pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor.
Salmos 147:1‭-‬11 NTLH
http://bible.com/211/psa.147.1-11.NTLH

Deus te ama.

Um coração partido é epicamente maior do que uma mera decepção e entra em nossas vidas com uma força que deixa tudo mudado para sempre. Um coração partido vai deixar você com dor e pesado com tristeza. Um coração partido vai deixar você sem fôlego.

Deus sabia que, enquanto vivêssemos deste lado do céu, que haveria pessoas, eventos e problemas que iriam quebrar o coração de Seus filhos amados e assim Ele tem um plano para o momento mais devastador de sua vida.

A palavra "quebrado" em hebraico é a palavra Shabar e significa "rasgar violentamente, quebrar ou esmagar; Mutilar, aleijar, derrubar ou quebrar" O hebraico antigo é uma língua muito descritiva e por isso esta palavra Shabar vem não só com uma definição, mas também com situações em que ela foi usada. Esta palavra foi usada para descrever navios que haviam sido estilhaçados e rasgados de proa a popa devido aos ventos ferozes e selvagens. Também foi usada para descrever a ação de rasgar e romper que selvagens, bestas vorazes realizavam em suas presas. Poderia ser traduzida literalmente como "os de coração rompido."

A palavra para "coração" nesta Escritura em particular é a palavra Leb e ela está se referindo à alma ou o coração de um homem. Ela engloba o caráter moral, apetites, emoções, paixões e até a mente e a memória.

Quando o salmista declara que "O Senhor está perto daqueles de coração quebrado", suas palavras são palavras ditas com cuidado e grande compaixão. Ele está lembrando a toda a cristandade nas épocas ainda por vir que o Senhor é amorosamente atento àqueles que estão sofrendo uma dor inimaginável. Esta dor pode ter sido causada por uma grande tempestade em sua vida ou por uma pessoa selvagem e feroz, mas o Senhor está em pé ao seu lado atentamente prestando atenção diligente ao seu coração despedaçado e sangrando.

Se você já sofreu com essa condição torturante, posso assegurar-lhe que você nunca esteve fora do cuidado de Deus. Se, hoje, você está emocionalmente dilacerado e quer saber como você vai passar por isso mais um dia, eu quero te confortar com a certeza de que Ele está com você agora.

Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor ; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro.  Eu o louvarei por causa das coisas que ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão.  Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos o Senhor .  Eu pedi a ajuda do Senhor , e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos.  Os que são perseguidos olham para ele e se alegram; eles nunca ficarão desapontados.  Eu, um pobre sofredor, gritei; o Senhor me ouviu e me livrou das minhas aflições.  O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo.  Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!  Que todos os que se dedicam a Deus o temam, pois aqueles que o temem não têm falta de nada!  Até os leões não têm comida e passam fome, porém não falta nada aos que procuram a ajuda do Senhor .  Venham, meus jovens amigos, e escutem, que eu os ensinarei a temer a Deus, o Senhor .  Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes?  Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.  Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.  Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos.  Mas ele é contra os que fazem o mal; e assim, quando morrem, eles são logo esquecidos.  Quando as pessoas honestas chamam o Senhor , ele as ouve e as livra de todas as suas aflições.  Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança.  Os bons passam por muitas aflições, mas o Senhor os livra de todas elas.  Ele os protege completamente; nenhum dos seus ossos é quebrado.  Os maus serão mortos por causa das suas maldades; aqueles que odeiam os bons serão castigados.  O Senhor Deus salva a vida dos seus servos ; aqueles que procuram a sua proteção não serão condenados.
Salmos 34:1‭-‬22 NTLH
http://bible.com/211/psa.34.1-22.NTLH

Não deixe o mal te cansar

Um dicionário bíblico define cansaço como " exaustão; desmaiar, se desgastar ou ser desgastado; Cansado, doente, fatigado, exausto e sem paciência "

Talvez o dicionário bíblico descreva você! Em qualquer caso, este é o "você" que o inimigo quer que você seja. Satanás é conivente, enganoso e secreto e ele vai desgastá-lo de toda maneira que ele for capaz. A rota para o cansaço é curta e você vai chegar ao esgotamento mais cedo do que pode acreditar.

O diabo, que é o seu arqui-inimigo, quer que você esteja desgastado e viva irregularmente toda a sua vida. Enquanto você preenche sua vida com coisas e ocupações, ele está rindo histericamente de você sabendo que ele acabou de ganhar esta batalha.

Satanás está impelindo aos santos do Deus Altíssimo a ocupação e a tirania do urgente. Satanás sabe que você vai perder todas as batalhas que você enfrentar, se ele puder desgastá-lo. O que você vai perder? Não a sua salvação eterna, é claro, mas você vai perder o seu temperamento e sua paciência. Você também vai perder a sua perspectiva e sua paz de espírito. Você pode até perder a sua criatividade e as suas disciplinas diárias.

O plano do diabo é mantê-lo tão ocupado e distraído com os problemas primários da vida, que você vive uma existência reduzida e desgastada, em vez de uma vida abundante. O diabo não te tenta com o mal, mas com coisas que parecem boas. Satanás usará algo que parece momentaneamente bom para tirá-lo do melhor de Deus para sua vida. Que coisa boa te distraiu do melhor de Deus hoje ? As coisas boas podem desgastá-lo, mas o melhor de Deus sempre te fortalece e traz a paz para a sua vida.

Muitas vezes, quando eu estou me sentindo sobrecarregado, eu declaro para o diabo e seus demônios: "Vocês não irão me desgastar - Eu irei desgastá-los por meio da adoração e da Palavra de Deus". Depois de fazer essa declaração, em seguida, comece a reavaliar suas escolhas para que você possa quebrar o ciclo de cansaço em sua vida. Se proponha hoje a não vai mais investir-se em demandas de urgência, mas que você vai dedicar-se ao Eterno e as disciplinas importantes. Confie em mim, você só vai precisar fazer algumas escolhas estratégicas para trocar o seu cansaço pela paz perfeita de Deus.

Depois Aitofel disse a Absalão: — Deixe-me escolher doze mil homens, e eu sairei esta noite para perseguir Davi. Eu o atacarei enquanto ele está cansado e desanimado. Ele ficará com medo, e todos os seus homens fugirão. Então matarei somente o rei
2Samuel 17:1‭-‬2 NTLH
http://bible.com/211/2sa.17.1-2.NTLH

Ele falará contra Deus e perseguirá o povo do Deus Altíssimo. Procurará mudar a Lei de Deus e os tempos das festas religiosas. O povo de Deus será dominado por ele durante três anos e meio. Mas depois disso o tribunal o condenará, e assim ele perderá o seu reino, e o seu poder acabará para sempre. Mas o reino, o poder e a glória serão dados ao povo do Deus Altíssimo, e eles governarão o mundo inteiro para sempre; todos os outros povos os servirão, todos lhes obedecerão.
Daniel 7:25‭-‬27 NTLH
http://bible.com/211/dan.7.25-27.NTLH

O Templo

Um dos elementos cruciais, requerido para construir um espírito forte, é ser comprometido com a Igreja e ter comunhão com outros cristãos. Nunca desenvolva o mau hábito de não ir à igreja! O Espírito de Deus, verdadeiramente, está presente quando Seu Corpo se reúne e Ele vai fortalecer seu espírito assim que você descobrir a alegria de adorá-lo. Deus ama Seu Corpo de Crentes e é prazeroso para o coração de nosso Pai quando nós nos reunimos em sua casa para um dia de adoração, estudando a Palavra de Deus e tendo comunhão com outros. Não apenas Ele ama isso, como Ele ama quando nós amamos isso também!

O conceito de Igreja viva e a união de todos no Seu Nome foi Sua ideia desde o dia que Jesus voltou para o paraíso. O Espírito Santo sabia que não seríamos capazes de sobreviver na Terra apenas como cristãos, mas nós precisaríamos de recursos de superação que são apresentados quando lutamos juntos com fé.

Nunca subestime os milagres que acontecem dentro de você quando você escolhe se unir em seu Seu Nome com outros crentes. Quando a Palavra de Deus é pregada...você cresce. Quando você participa de uma adoração...os frutos do Espírito na sua vida são fertilizados. Quando você dá o dízimo e oferta...sua capacidade de deixar um último impacto cresce exponencialmente.  Quando você, pró-ativamente, decide entrar em uma relação saudável com um homem ou com uma mulher que escolheu servir a Deus de todo coração...amargura e raiva começam a embalar suas malas com medo.

Não existem igrejas perfeitas, pois não existem pessoas perfeitas. Se você teve seus sentimentos feridos na igreja, decida esquecer e abençoar quem te ofendeu. Deus vai encontrá-lo na igreja de uma maneira melhor do que em qualquer outro lugar. Ir para a igreja não é legalismo, mas uma forma saudável de beneficiar seu presente e o seu futuro! Eu garanto isso!

Assim Salomão acabou de construir o Templo e o palácio real; todos os seus planos para a construção do Templo e do palácio deram certo. Então o Senhor Deus apareceu de noite a Salomão e disse: — Eu ouvi a sua oração e escolhi este Templo para ser o lugar onde serão oferecidos os sacrifícios . Quando eu fechar o céu e não deixar que chova, ou ordenar aos gafanhotos que destruam as colheitas, ou mandar uma peste atacar o povo, então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo. Escutarei com atenção as orações que forem feitas neste Templo, pois é o Templo que escolhi e separei para ser o lugar onde deverei ser adorado para sempre. Eu tomarei conta dele e sempre o protegerei.
2Crônicas 7:11‭-‬16 NTLH
http://bible.com/211/2ch.7.11-16.NTLH

Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo .  Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.
Hebreus 10:19‭-‬25 NTLH
http://bible.com/211/heb.10.19-25.NTLH


Coração

Suas emoções viajam 80,000 vezes mais rápido do que seus pensamentos.  Não é o máximo? Este fragmento de incrível informação nos ajuda a compreender porque quando alguma coisa ruim acontece, nós sentimos emoções traiçoeiras e brutais mas,  não somos capazes de recordar de imediato o que fazer ou a quem chamar. Por outro lado também é verdade que quando alguma coisa maravilhosa acontece e somos envolvidos na excitação de uma alegria, naquele momento também não temos capacidade cognitiva para decidir exatamente o que fazer a seguir. Todo pensamento sensato e realista chega em nosso centro nervoso muito depois de a emoção se manifestar.

A velocidade tremenda de nossas respostas emocionais para a vida nos ajuda a explicar porque, até mesmo os Cristãos, com frequência tendem a agir mais  baseados em sentimentos do que em princípios. Alguma coisa - ou Alguém - precisa tomar as rédeas das suas emoções que viajam na velocidade perigosa e obrigá-las a se submeterem ao fruto que somente é encontrado no Espirito Santo. Se você continuar permitindo que suas emoções rapidamente te puxem durante a vida, você sempre dirá coisas embaraçosas, agirá de forma inconveniente, e nunca será a pessoa que Deus planejou que fosse. Você terminará sentindo o efeito de uma erupção vulcânica enfurecida que rapidamente elimina todos em seu caminho.

Há  poucas coisas na vida que são mais importantes que manter o controle dos assuntos de seu coração.

Quando a palavra "coração" é usada, particularmente no Velho Testamento, ela se refere a alma de alguém ou a origem dos sentimentos, emoções e afetos. Seu coração determina como você agirá em qualquer situação e é o berço de sua vontade e propósito na vida. A Bíblia diz para "guardar" ou "vigiar"  esta parte de sua vida com extrema atenção.

Seu coração é de grande valor para Deus e ele deve ser tratado como um tesouro valioso.

O problema é com o próprio coração: seu coração não deseja ser guardado. Ele deseja expressar em alta voz  a si mesmo e suas opiniões. Seu coração é apaixonado por ventilar, vomitar e dar voz a cada sentimento que já tenha experimentado. A Bíblia nunca diz que temos permissão para expressar tudo que está em nosso coração - ela simplesmente diz para guardá-lo.

Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.
Provérbios 4:20‭-‬27 NTLH
http://bible.com/211/pro.4.20-27.NTLH


Criando os filhos - Discipline e eduque

A Bíblia conta alguns exemplos tristes de pais que não educaram nem disciplinaram seus filhos. O sacerdote Eli foi um deles. Os seus filhos adultos cometeram fraudes e desgraças enquanto faziam o serviço do Templo. Cometeram adultério com as ajudantes mulheres no Templo. O rei Davi foi um grande guerreiro, mas falhou na criação dos seus filhos. Até o profeta Samuel teve dois filhos rebeldes que ficaram ricos por ganância ilícita.

Deus diz na Bíblia: “Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.” (Provérbios 29:17)  O que significa?

Disciplina e correção começam com pais que querem gastar tempo e energia para moldar as atitudes e os comportamentos  dos seus filhos. O amor significa designar limites para que o filhos entendam o que é certo e o que é errado, o que podem e não podem fazer. Disciplina inclui castigo, porque às vezes a lição é aprendida somente pela dor. Não é somente castigo, mas um processo em que você ajuda a moldar as atitudes, os valores e o comportamento para refletirem  a vontade de Deus.

Que Deus nos ajude nesta tarefa, e conceda paz e alegria na alma.

Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.
Provérbios 29:17 NTLH
http://bible.com/211/pro.29.17.NTLH
A Palavra para Hoje - Sábado, 27 de maio

“Alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.” Isaías 54:2 NKJV

O desejo de mudar é a chave para crescer em qualquer área. A maioria de nós deseja melhorar, mas ao mesmo tempo resistimos à mudança. Mas você não pode melhorar sem mudar! A mudança é possível somente se você a desejar com a intensidade necessária. Como Fred Smith, o fundador da Federal Express, observou: “Você é assim porque é assim que você quer ser. Se você realmente quisesse ser diferente, já estaria agora mesmo no processo de mudança. Mudar nunca é fácil. Requer muito tempo, uma quantidade de energia tremenda, perseverança e, é claro, desejo. Mas o desejo de mudar precisa se traduzir em uma decisão de mudar. E você precisa tomar essa decisão dia após dia. Dizem que Earl Weaver, administrador do time de beisebol Baltimore Orioles, estava infeliz com uma decisão do árbitro, de modo que ele gritou do banco: “Você vai fazer melhor, ou é isso aí?” Se você quer mudar, precisa fazer a si mesmo uma pergunta semelhante. Você vai continuar se esforçando ou vai se conformar em ficar do jeito que está?  A Bíblia coloca isso assim: “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas”. Preste muita atenção nas palavras alarga, estenda, alonga e firma bem. O que elas têm em comum? Todas elas requerem comprometimento e persistência. É isso que é necessário para mudar a sua vida. E a boa notícia é que com a ajuda de Deus, você pode fazer isso a partir de hoje.

Mergulhe na Palavra:  Pv 2

Renove a sua mente com a Palavra!

 Provérbios: 2. 1. Meu filho, se aceitares os meus conselhos e abrigares contigo os meus mandamentos, 2. com o objetivo de considerar atentamente a sabedoria e inclinar o coração para o discernimento, 3. e, se clamares por entendimento, e por inteligência suplicares, aos brados; 4. se buscares a sabedoria como quem procura a prata, e como tesouros escondidos a procurares, 5. então, compreenderás o que significa o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. 6. Porquanto é o SENHOR quem concede sabedoria, e da sua boca procedem a inteligência e o discernimento. 7. Ele reserva a plena sabedoria para os justos; como um escudo protege quem procura viver com integridade, 8. pois guarda os passos do justo e protege o caminho de seus santos. 9. Desse modo, compreenderás bem o que significa ser justo, ter juízo, agir com retidão, e aprenderás os caminhos do bem. 10. Pois a sabedoria habitará em teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. 11. O bom senso te guardará, e a plena inteligência te protegerá. - Bíblia KJA Offline

Provérbios: 2. 12. A sabedoria te livrará das veredas dos maus, das pessoas de palavras ardilosas; 13. dos que abandonam o caminho da verdade e trilham os atalhos da mentira e das trevas; 14. que se alegram em praticar o mal e comemoram a crueldade dos perversos, 15. seguem por atalhos tortuosos e se extraviam em suas próprias trilhas. 16. A sabedoria também te livrará da mulher imoral, da pervertida que visa seduzir com palavras e sensualidade. 17. que abandona aquele que desde a juventude foi seu companheiro dedicado, ignorando a aliança que pactuou diante de Deus. 18. A mulher imoral caminha a passos largos em direção à morte, que é a sua derradeira habitação, e cujas trilhas todas conduzem ao lugar dos espíritos mortos. 19. Os que a procuram jamais retornarão, tampouco voltarão a encontrar o caminho da vida! 20. Entretanto, a sabedoria te fará andar pelo caminho dos homens de bem e aprenderás a guardar a vereda dos justos. 21. Porquanto os justos herdarão a terra, e os íntegros nela habitarão; 22. porém os ímpios serão exterminados da face da terra, assim como dela serão desarraigados os insinceros e desleais. - Bíblia KJA Offline

Retirado do A palavra para hoje

Tome CuidadoTome Cuidado com o que Pensa

Se você vai vencer a batalha da mente e derrotar o seu inimigo, onde você foca a sua atenção é crucial. Quanto mais você medita na Palavra de Deus, mais forte você ficará e mais facilmente você obterá vitórias.

Muitos cristãos não percebem a diferença entre meditar na Palavra de Deus e ler a Palavra de Deus. Eles gostam de pensar que toda vez que leem a Palavra de Deus eles estão absorvendo profundamente as coisas de Deus. Aqueles que meditam na Palavra de Deus são aqueles que pensam -- e pensam seriamente -- sobre o que eles estão lendo.

Eles podem não colocar isso dessa forma, mas eles estão dizendo, "Deus, fala comigo. Me ensina. Quero refletir sobre a Tua Palavra, revele-a profundamente a mim."

No texto de hoje eu citei o Salmo 1. Esse salmo começa definindo a pessoa que é abençoada e depois aponta as ações corretas dessa pessoa. O salmista escreveu que aqueles que meditam -- e fazem isso dia e noite -- são como árvores frutíferas...e tudo que eles fazem prospera.

O salmista foi claro ao dizer que meditar na Palavra de Deus traz resultados. Quando você reflete sobre quem Deus é e o que Ele está dizendo a você, você crescerá. É simples assim. Se você lê sobre e permite que sua mente se concentre no amor e no poder de Deus, será isso que irá operar em você.

Tome cuidado com o que você pensa. Quanto mais você pensa sobre coisas boas, melhor a sua vida parecerá. Quanto mais você pensa sobre Jesus Cristo e os princípios que Ele ensinou, você se tornará cada vez mais como Jesus e mais forte crescerá. E a medida que você crescer, você vencerá a batalha da sua mente.

Oração: Senhor Deus, ajuda-me a pensar sobre as coisas que honram a Ti. Enche a minha vida com fome de Ti e da Tua Palavra para que em todas as coisas eu possa prosperar. Eu peço isso através do nome de Jesus Cristo. Amém.

Extraído do livro Devocional Campo de Batalha da Mente de Joyce Meyer.  com o que Pensa

Se você vai vencer a batalha da mente e derrotar o seu inimigo, onde você foca a sua atenção é crucial. Quanto mais você medita na Palavra de Deus, mais forte você ficará e mais facilmente você obterá vitórias.

Muitos cristãos não percebem a diferença entre meditar na Palavra de Deus e ler a Palavra de Deus. Eles gostam de pensar que toda vez que leem a Palavra de Deus eles estão absorvendo profundamente as coisas de Deus. Aqueles que meditam na Palavra de Deus são aqueles que pensam -- e pensam seriamente -- sobre o que eles estão lendo.

Eles podem não colocar isso dessa forma, mas eles estão dizendo, "Deus, fala comigo. Me ensina. Quero refletir sobre a Tua Palavra, revele-a profundamente a mim."

No texto de hoje eu citei o Salmo 1. Esse salmo começa definindo a pessoa que é abençoada e depois aponta as ações corretas dessa pessoa. O salmista escreveu que aqueles que meditam -- e fazem isso dia e noite -- são como árvores frutíferas...e tudo que eles fazem prospera.

O salmista foi claro ao dizer que meditar na Palavra de Deus traz resultados. Quando você reflete sobre quem Deus é e o que Ele está dizendo a você, você crescerá. É simples assim. Se você lê sobre e permite que sua mente se concentre no amor e no poder de Deus, será isso que irá operar em você.

Tome cuidado com o que você pensa. Quanto mais você pensa sobre coisas boas, melhor a sua vida parecerá. Quanto mais você pensa sobre Jesus Cristo e os princípios que Ele ensinou, você se tornará cada vez mais como Jesus e mais forte crescerá. E a medida que você crescer, você vencerá a batalha da sua mente.

Oração: Senhor Deus, ajuda-me a pensar sobre as coisas que honram a Ti. Enche a minha vida com fome de Ti e da Tua Palavra para que em todas as coisas eu possa prosperar. Eu peço isso através do nome de Jesus Cristo. Amém.

Extraído do livro Devocional Campo de Batalha da Mente de Joyce Meyer.

Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
Salmos 1:3 NTLH
http://bible.com/211/psa.1.3.NTLH

Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.
Salmos 119:11 NTLH
http://bible.com/211/psa.119.11.NTLH

Estudo as tuas leis e examino os teus ensinamentos.
Salmos 119:15 NTLH
http://bible.com/211/psa.119.15.NTLH


“Ajude Alguém Encontrar a Deus”



O Evangelho precisa ser divulgado para todo o mundo.

Imagine o descobrimento da cura para todos os tipos de câncer. Você não gostaria de dividir a novidade com todo o mundo? Claro que sim!

Bem, a humanidade está contaminada com algo muito pior que câncer, chama-se pecado e causa infinitas mortes. Mas, Deus em Sua misericórdia nos deu a cura, seu filho Jesus Cristo.

Essa maravilhosa novidade precisa ser divulgada para todo o mundo. A última comissão que Jesus deixou a seus discípulos foi para irem compartilhar o Evangelho e ensinarem as pessoas ao redor do mundo a serem seus seguidores (Atos 1:8).

Conte a sua história:
Você pode começar dividindo com um amigo a maneira que conheceu a Cristo. O Evangelho de João conta como Jesus curou um cego. Os líderes hostis não cessaram de perguntar ao cego sobre Jesus. E sua resposta foi: “Uma coisa eu sei, eu era cego e agora vejo” (João 9:25).

Então comece contando a sua história. Fale como Jesus lhe transformou e perdôou os seus pecados. Sua vida pode testemunhar como Deus transforma pessoas.

Conte a História de Deus:
Depois de testemunhar sua história, fale sobre os problemas (pecados) e a solução (Jesus), que está explicado em (Romanos 6:23) “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Conte a um amigo sobre ninguém ser bom o suficiente para chegar sozinho ao Céu, “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1:12). Então simplesmente convide seu amigo a pedir a Jesus Cristo sua salvação e perdão dos pecados.

Faça tudo pelo poder do Espírito Santo:
Leia o começo de Atos 1:8 novamente: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...” Perceba que você não depende de seus próprios poderes, mas do poder de Deus, através do Espírito Santo, como você já leu a respeito na 2ª parte de Buscando Jesus.

Jesus, quando enviou seus discípulos, também nos ensinou: “O Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer” (Lucas 12:11-12).

Ajude as pessoas a Buscar Jesus:
Pelo poder do Espírito Santo, conte a sua história, fale sobre a história de Deus e deixe os resultados com Ele. Nem todo mundo seguirá a Cristo. Nosso trabalho é apenas compartilhar o Evangelho, Deus cuidará do resto.

Ele respondeu: — Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!
João 9:25 NTLH
http://bible.com/211/jhn.9.25.NTLH

Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 6:23 NTLH
http://bible.com/211/rom.6.23.NTLH

Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.
João 1:12 NTLH
http://bible.com/211/jhn.1.12.NTLH

Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.
Atos 1:8 NTLH
http://bible.com/211/act.1.8.NTLH

— Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que vão dizer.  Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.
Lucas 12:11‭-‬12 NTLH
http://bible.com/211/luk.12.11-12.NTLH



Conseguindo o que Queremos


Eu normalmente sei o que quero e gosto de obtê-lo. Eu sou exatamente como a maioria das pessoas. Quando não temos o que queremos, nossos sentimentos negativos vem à tona.

Constantemente, nós cristãos esperamos uma vida perfeita e que tudo ocorra sem problemas para nós. Nós esperamos sucesso, felicidade, alegria, paz, e tudo mais. Quando ficamos frustrados, nós fazemos beicinho ou reclamamos.

Embora Deus queira que tenhamos uma vida boa, vão haver momentos onde devemos ser pacientes e suportar mesmo quando as coisas não forem do nosso jeito. Essas decepções testam nosso caráter e nosso nível de maturidade espiritual. Elas na verdade mostram ou não se estamos realmente prontos para promoção.

Porque nós pensamos que sempre devemos ser o primeiro? Porque pensamos que temos direito à uma vida perfeita? Talvez algumas vezes pensemos mais sobre nós mesmos do que devemos. Uma mente humilde nos permite sentar no último banco e esperar que Deus nos traga para frente. A Palavra de Deus diz que nós herdamos as promessas pela fé e paciência. Acreditar em Deus é bom, mas podemos continuar a acreditar em Deus e confiar Nele quando não sentimos que a vida é justa?

O segredo da vida Cristã é que nos comprometemos completamente a Deus. Se rendermos nossas vontades a Deus, o que acontece não nos deixa com raiva. Se Deus não nos dá o que queremos e pedimos, nossa fé é forte o suficiente para dizer, "Não a minha vontade, mas a Tua."

Ore: Deus, me ajude. Eu frequentemente tenho desejos fortes, e quando eu não tenho o que quero, eu fico chateado. Me perdoe. Me lembre que Jesus não queria morrer na cruz, mas Ele viveu em total submissão à Tua vontade. Eu te peço, através de Jesus Cristo, para me ajudar a viver em total submissão e ser contente com o que o Senhor me dá. Amém.

Extraído do livro Devocional Campo de Batalha da Mente de Joyce Meyer. Direitos autorais © 2005 de Joyce Meyer. Publicado por FaithWords. Todos os direitos reservados.

Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.
Provérbios 3:5‭-‬6 NTLH
http://bible.com/211/pro.3.5-6.NTLH


“Deus Ouve Suas Orações”

Deus quer passar tempo com você e ouvir o que você tem a dizer.

Nós aprendemos que Deus fala conosco através da Bíblia. Orar é falar com Deus. Ele te conhece profundamente e te ama mais que qualquer pessoa. Ele quer passar tempo com você e ouvir o que você tem a dizer.
Deus é mais que um amigo. Ele é o Senhor soberano, capaz de fazer coisas por você e te ajudar da maneira certa. Para saber sobre Deus, olhe para Jesus (João 1:18).
Quando os discípulos de Jesus lhe perguntaram como orar, Ele lhes deu um modelo de oração, que conhecemos como Pai Nosso (Mateus 6:9-13). O Pai Nosso não é uma fórmula mágica que deve ser repetido por várias vezes, é sim um exemplo de como orar e se relacionar com Deus.

Vejamos:

A oração começa com adoração:
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome.

Quando nos dirigimos a Deus devemos fazê-lo com respeito, lembrando que Ele ao mesmo tempo é Deus e nosso Pai amoroso. Nós somos chamados para amar a Deus com todo o nosso coração. Então, nós começamos a nossa oração adorando a Deus e declarando a Sua santidade. Peçamos a Deus que mais e mais pessoas possam saber sobre isso.

Nós ajustamos nossos planos com o Plano de Deus:
Venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.

Deus tem um excelente plano para a humanidade. Nosso dever é descobrir como podemos colaborar com Seu plano. Nós devemos pedir a Deus que nos mostre Seu supremo poder e como podemos fazer o que Lhe é agradável aqui na Terra. Quanto mais nossas orações e súplicas se alinham com o propósito de Deus, mais Ele se alegra em nos atender.

Pedimos as coisas que precisamos:
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Depois de adorarmos a Deus e aceitarmos Seus planos, nós oramos sobre nossas necessidades. “Pão Nosso” significa o básico como: comida, roupas e moradia; temos que ser conscientes que Deus é o nosso provedor.

Quando dizemos “Perdoe as nossas ofensas”, nós temos que nos lembrar que Deus através de sua graça nos perdoou de nossos pecados, um preço muito alto que nunca poderíamos pagar. Jesus viveu uma vida perfeita e derramou seu sangue na cruz, para o perdão dos nossos pecados. E porque Ele vive em nós, somos capazes de perdoar os outros. Somos libertos de amargura e relacionamentos despedaçados.

Nós pedimos por proteção:
E não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Mesmo sendo filhos de Deus, nós ainda temos a tendência a pecar. Então peçamos a Deus que Seu Espírito Santo nos guarde de tentações. Nós temos um inimigo, Satanás, que veio para roubar, matar e destruir (João 10:10). Então peçamos a proteção de Deus para nossas vidas em todas as circunstâncias.

Buscando Jesus em orações:
Quanto mais oramos e passamos tempo na presença de Deus, mais aprenderemos sobre Ele e Seu imenso amor. Quanto mais o nosso coração bater sincronizado com o coração de Deus, mais nos assemelharemos a Jesus.

Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.
João 1:18 NTLH
http://bible.com/211/jhn.1.18.NTLH

Portanto, orem assim:  “Pai nosso, que estás no céu,  que todos reconheçam  que o teu nome é santo.   Venha o teu Reino .  Que a tua vontade seja feita aqui na terra  como é feita no céu!   Dá-nos hoje o alimento que precisamos.   Perdoa as nossas ofensas  como também nós perdoamos  as pessoas que nos ofenderam.   E não deixes que sejamos tentados,  mas livra-nos do mal.  [Pois teu é o Reino, o poder e a glória ,  para sempre. Amém !]”
Mateus 6:9‭-‬13 NTLH
http://bible.com/211/mat.6.9-13.NTLH

O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.
João 10:10 NTLH
http://bible.com/211/jhn.10.10.NTLH


QUANTO TEMPO VOCÊ TEM?

“Minha vida inteira é apenas um momento.” Salmos 39:5 NLT

Depois de examinar o paciente, o medico lhe disse: “Tenho más notícias para você, e algumas notícias péssimas”. Chocado, o paciente disse: “Qual é a má notícia?” O médico disse: “Você tem vinte e quatro horas de vida”. O paciente disse: “Bem, acho que pior que isso não pode ficar. Então, qual é a péssima notícia?” O médico respondeu: “A péssima notícia é que eu deveria ter lhe telefonado ontem”. Falando sério, a Bíblia diz: “Setenta anos nos são dados! Alguns chegam até os oitenta... e logo desaparecem” (Sl 90:10 NLT). O homem comum vive até os setenta e poucos anos, e a mulher comum até os oitenta e poucos. Assim sendo, se você é homem, pegue a sua idade e diminua-a de setenta e cinco. Seja qual for o número de anos que lhe resta, multiplique-os por 365 e você saberá quantos “dias” lhe restam. Mas não pare por aí. Pegue algumas folhas de papel e corte-as em quadradinhos. Numere cada uma delas e coloque-as em uma caixa. Assim você saberá que os “[seus] dias estão contados” (Sl 39:4 NLT). Então, a cada manhã, tire um quadradinho da caixa, enrole-o e jogue-o na lata de lixo. Esse pequeno exercício lhe lembrará de que os seus dias estão diminuindo e o tempo está se esgotando. Seja o que for que você planeje fazer por si mesmo, pela sua família, pelos seus amigos e pelo Reino de Deus, você terá um novo senso de urgência em fazê-lo. O poeta Charles Thomas Studd escreveu: “Apenas uma vida, que logo será passado; apenas o que for feito para Cristo permanecerá”.

Mergulhe na Palavra: Sl 39, Tg 4:13-16

Texto retirado do A Palavra para Hoje!

Quarta, 17 de maio

“Obtenha Direções da Bíblia”


Você já tentou fazer alguma coisa difícil sem ninguém te ensinar? Provavelmente você precisou de alguma ajuda.
A vida é dura algumas vezes, mas Deus providenciou ensinamentos para nos ajudar. Nossa ajuda está na Bíblia.

O perfil Daquele que te ama:
A Bíblia é a carta de amor que recebemos do nosso Criador. Ele nos ama tanto que veio para sofrer e morrer, para que você possa viver com Ele para sempre.
Apesar da Bíblia parecer complexa, Deus nos prometeu que o Espírito Santo nos guiará pela verdade. Ele nos revelará fatos importantes sobre Ele e o que significa segui-lo.
Não pense na Bíblia como um livro que somente pessoas treinadas possam compreender. A Bíblia é para todo mundo. Ela é repleta de pensamentos de Deus sobre Ele próprio e sobre nós humanos. Ele nos amou antes da criação do mundo (Efésios1:4).

O que você encontra na Bíblia?
Você encontra uma ajuda real para a sua vida. Esperança para te manter em pé. Verdade que liberta e dá a sua vida um sentido. Instruções para se relacionar com pessoas e o mais importante de tudo, ela nos fala sobre Jesus que afirma: “no livro está escrito a meu respeito” (Salmos 40:7)
A Bíblia é a História de Deus. Jesus criou e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1:3). E sendo assim se fez homem por nós (Filipenses 2:8-9), passou pelas mesmas tentações que nós passamos diariamente, mas se manteve inocente e puro. Ele entende nossos sofrimentos porque Ele também sofreu. Ele nos deu a oportunidade de sermos completamente perdoados e nos tornarmos perfeitos aos olhos de Deus, porque Ele morreu na cruz. Jesus mostrou o seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Jesus é o verdadeiro autor da Bíblia, assim como é também o autor da nossa salvação eterna.

Buscando Jesus na Palavra…
Ler a Bíblia não é apenas procurar as histórias sobre Jesus, é realmente olhar para Jesus. A palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4:12). Viva porque Jesus é a palavra (João 1:1). Mesmo que tenha morrido por nós, Ele ressucitou e vive. Ele conhece seus pensamentos e planos. Quando você passa tempo com Ele através da palavra, Ele lhe dá a certeza e esperança que se tornam a ancôra para sua alma (Hebreus 6:19).

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós,
Efésios 1:4 NTLH
http://bible.com/211/eph.1.4.NTLH

e por isso respondi: “Aqui estou; as tuas instruções para mim estão no Livro da Lei .
Salmos 40:7 NTLH
http://bible.com/211/psa.40.7.NTLH

O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso.
Hebreus 1:3 NTLH
http://bible.com/211/heb.1.3.NTLH

ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz.  Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes,
Filipenses 2:8‭-‬9 NTLH
http://bible.com/211/php.2.8-9.NTLH

Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.
Hebreus 4:12 NTLH
http://bible.com/211/heb.4.12.NTLH

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.
João 1:1 NTLH
http://bible.com/211/jhn.1.1.NTLH

Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco. Ela passa pela cortina do templo do céu e entra no Lugar Santíssimo celestial.
Hebreus 6:19 NTLH
http://bible.com/211/heb.6.19.NTLH

Seu corpo

1 Coríntios 6:19-20 nos dá um lembrete amigável sobre a importância de não só renovar o que está no interior, mas também do que está no exterior. Pense nisso por um momento. Nossos corpos são templos do Espírito Santo e devem ser tratados como tal. Você deixaria o prédio da sua igreja acabado ou mal cuidado? Claro que não! Se fossem necessários reparos em sua igreja, você renovaria a sua igreja para que ela se destaque como um farol luminoso do amor de Cristo em sua comunidade. Portanto, não devemos tratar nossos corpos da mesma maneira e continuamente renová-los para que eles sejam capazes de realizar o propósito de Deus para nossas vidas? De que maneiras você precisa renovar o seu corpo? A Renovação pode parecer diferente para todos. Para alguns, pode ser a necessidade de um pouco mais de exercícios ou uma dieta melhor. Ela pode ser a necessidade de cura física. Para outros, pode ser permitir que Deus o renove de um pecado sexual passado. Encontre onde você precisa de renovação para seu corpo e permita que Deus trabalhe Sua cura em sua vida.


Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.
1Coríntios 6:19‭-‬20 NTLH
http://bible.com/211/1co.6.19-20.NTLH