Como agir em um matrimônio é um comportamento adquirido, não instintivo. Os recém-casados pensam que as necessidades do seu cônjuge são iguais às suas próprias necessidades. Mas isto é um erro. Por isso, Deus dá instruções diferentes na Bíblia aos dois. As mulheres podem até pensar que o que seu marido quer mais que tudo é amor. Mas, em geral, o que o marido quer é respeito.
O amor é importante, mas o respeito é como oxigênio à alma do marido. O marido muitas vezes tem um corpo maior e é mais forte do que a mulher. Porém, cada mulher tem em si a habilidade de destruir o homem. Com somente palavras, a mulher pode deixar o seu marido sentir-se estúpido e pequeno. Por isso, as mulheres cristãs querem ajudar os seus maridos a chegarem a ser os líderes que Deus quer que sejam. “Cada esposa deve respeitar o seu marido.” (Efésios 5:33)
Você, mulher, quer que seu marido saiba liderar no lar, prover e tomar responsabilidade? A maneira em que você fala com ele vai fazer o ambiente para isso. Sarcasmo e desprezo podem esmagar o espírito do seu marido. Nenhum homem pode liderar se sua mulher não se arriscar a seguir onde seu marido lidera.
O homem que se sente desprezado em casa terá a tentação de se ausentar do lar. Porém, um homem que se sente honrado e respeitado dentro de casa vai correr para ficar com sua família o quanto puder.
Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido.
Efésios 5:33 NTLH
http://bible.com/211/eph.5.33.NTLH