"segunda semelhança: a oportunidade"

Há um sentimento muito comum de celebração quando alguém de origem humilde promove uma virada na sua vida, seja ela financeira, profissional ou mesmo familiar. De algum modo nos identificamos com situações assim, pois temos a mesma expectativa que isso possa acontecer conosco. Geralmente um ponto em comum observado por nós são as “oportunidades” aproveitadas. Lá estava a pessoa, quando ao se deparar com determinada oportunidade, a agarrou com “unhas e dentes” fazendo valer seu esforço. O resultado? Superação. A pessoa celebra onde a maioria fracassa.

Em nossa vida espiritual acontece a mesma coisa. Nos versículos 24 e 27 da parábola das duas casas, ambas as pessoas ali representadas estavam diante da mesma oportunidade: ouvir as palavras de Jesus. Elas puderam receber as mesmas instruções, os mesmos mandamentos, as mesmas exortações. No entanto, a diferença não estava naquilo que recebiam, mas no quanto elas aproveitaram a oportunidade dada por Jesus a elas. Uma aproveitou; outra desperdiçou.

Um grande passo rumo à maturidade é quando assumimos a responsabilidade sobre nossos atos, deixando para trás as desculpas que limitam nosso crescimento. Jesus é enfático ao ensinar a Seus discípulos que o sucesso na vida depende do quanto aproveitamos ou não as oportunidades dadas por Ele.

E você, tem aproveitado as suas?

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
Salmos 1:1 NTLH
http://bible.com/211/psa.1.1.NTLH

E Jesus terminou, dizendo:  — Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Marcos 4:9 NTLH
http://bible.com/211/mrk.4.9.NTLH

"primeira semelhança: a aparência"

Quando Jesus fala destas duas casas, logo nossa mente procura construir uma imagem delas. Seriam diferentes ou iguais? Não nos é dado mais detalhes – se são feitas de madeira ou material, com apenas um piso ou dois, a cor das paredes ou o estilo do telhado. De fato, o silêncio de Jesus quanto à aparência nos leva a presumir que, aparentemente, as duas casas eram semelhantes.

Um olhar então desatento poderia não perceber a distinção, exatamente por que a diferença não é visível. Uma lição importante nos aguarda aqui – não se deixe levar pelas aparências. O mundo é levado pela aparência, nunca se gastou tanto com cosméticos e afins. Hoje em dia, o que vale não é necessariamente a competência, mas a aparência. Por fora todo mundo é igual. Você pode estar desmoronando por dentro, mas se colocar uma bela máscara e sorrir para todos ninguém vai imaginar o que se passa dentro de você.
Nós somos facilmente impressionáveis, mas Deus não é. Nós podemos ser influenciados pela opinião dos outros, mas a base do trono de Deus é a verdade absoluta.

Em uma manhã, aparentemente comum em Israel, o profeta Samuel estava diante dos filhos de Jessé para ali buscar o sucessor de Saul. Ao olhar os rapazes enfileirados, o pai ao lado com o peito estufado cheio de orgulho, ele se deixou levar pela aparência deles. Eram jovens fortes, vívidos e dispostos. “Estou no lugar certo”, deve ter pensando. “Deus sabe mesmo das coisas, olhem estes rapazes...”. Subitamente, seus devaneios são interrompidos pela voz inconfundível do Senhor: “Samuel!”

- “sim Senhor! Achei o endereço de Jessé...e devo dizer, o Senhor sabe mesmo das coisas! Eles me parecem prontos a ser o novo rei de Israel – olhe este mais velho aqui...”
- “não Samuel. Aprecio sua opinião, mas não se deixe levar pelas aparências, nem pela sua estatura, porque eu o tenho rejeitado. O Senhor não vê como o homem vê, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.

O que você procura prestar mais atenção? Nas aparências ou discernir o que há por detrás delas?

— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha.  Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.   — Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia.  Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
Mateus 7:24‭-‬27 NTLH
http://bible.com/211/mat.7.24-27.NTLH

Mas o Senhor disse: — Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.
1Samuel 16:7 NTLH
http://bible.com/211/1sa.16.7.NTLH

Criando os filhos Ensine seus filhos a Palavra e a vontade de Deus

Os mosquitos não precisam estudar para saber picar as pessoas. É instintivo. Eles nascem com a habilidade de achar o sangue e extraí-lo. Mas não nascem com o entendimento de Jesus.

Parece que alguns pais pensam que a fé em Jesus vem automaticamente aos seus filhos. Mas logo aprendem que o mundo é mau, e a maldade facilmente penetra os nossos cérebros, até as mentes dos filhos. Para Jesus entrar no coração do seu filho, ele tem que ser instruído. Moisés disse para o povo de Deus de não ser negligente em falar sobre as Palavras e atos de Deus, mas: “não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.” (Deuteronômio 11:19)

Quando você fala as palavras de Deus em casa, são tão fortes como se Deus mesmo estivesse falando aos seus filhos. As palavras de Deus trazem o poder para afastar o diabo, criar fé e construir nos seus filhos a capacidade de saber e escolher o que agrada a Deus nas suas vidas.
e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem,
Deuteronômio 11:19 NTLH
http://bible.com/211/deu.11.19.NTLH

Primeiro o Sofrimento

"Por que temos que sofrer?" "Se Deus realmente nos ama, por que todas as coisas ruins acontecem conosco?" Eu escuto perguntas como essas frequentemente. Por anos pessoas têm lutado com essas perguntas e ainda não encontraram respostas. Eu nem sequer tento respondê-las. Eu faço um comentário, no entanto: "Se Deus só nos abençoa depois que nos tornamos crentes -- se Ele tira todo o sofrimento, dificuldade e tumulto dos Cristãos -- não seria essa uma forma de subornar as pessoas para a fé?"

Essa não é a maneira como Deus trabalha. O Senhor quer que venhamos a Ele por amor e porque sabemos que somos necessitados -- tão necessitados que só Ele pode preencher esses vazios em nós.

A realidade é que desde o nascimento até o momento em que vamos para o lar celestial para estarmos com Jesus, nós iremos sofrer algumas vezes. Alguns têm missões mais duras que outros, mas o sofrimento continua sendo sofrimento.

Eu também penso que quando as pessoas nos veem buscando ajuda em Deus para as nossas dificuldades e depois veem as nossas vitórias, isso é um testemunho para elas. Esse testemunho pode, por vezes, não levá-las a Cristo, mas mostra a presença de Deus em nossas vidas e as tornam conscientes do que elas estão perdendo.

  Outro dia eu tive um novo pensamento: Sofrimento resulta em ação de graças. Quando nossas vidas se tornam caóticas e não sabemos o que fazer, buscamos ajuda em Deus, e Ele responde as nossas orações e nos liberta. Deus fala conosco e nos conforta. E o resultado é que ficamos agradecidos.

O momento entre sofrimento e ação de graças é quando o inimigo realmente ataca nossos pensamentos. Ele pode começar a dizer, "Se Deus realmente amasse você. você não precisaria passar por isso". A verdade é: nós teremos problemas se formos crentes; nós teremos problemas se formos descrentes. Mas, como crentes, nós também teremos vitórias.  Como crentes em Jesus Cristo, nós podemos ter paz em meio às tempestades. Podemos desfrutar de nossas vidas em meio às dificuldades, porque nós cremos que Deus está trabalhando em nosso favor para nos trazer libertação.

Ore: Meu Mestre e meu Deus, me perdoe por esperar sempre uma vida fácil. Eu admito que não quero sofrimentos e eu não gosto quando as coisas não vão bem. Mas eu peço a Tua ajuda para que eu tenha uma atitude positiva e para que eu confie em Ti para tornar o ruim em benção. Eu oro em nome de Jesus Cristo. Amém.

Extraído do livro Devocional Campo de Batalha da Mente de Joyce Meyer.

Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança.
1Pedro 5:10 NTLH
http://bible.com/211/1pe.5.10.NTLH

"Prepare seu fundamento"

Pense comigo em um atleta de alto nível, independente de sua modalidade. Facilmente você lembrará dos nomes dos campeões, medalhistas olímpicos e ícones em seu esporte. Em cada campeão percebemos o profundo nível de entrega à sua atividade, e o modo como cada um se preparou para o momento onde é coroado pelo seu empenho. Foram longos dias de treino, esforço e renúncia.

Interessante ainda quando fazemos um certo exercício mental sobre isso: imagine o recordista dos 100 metros rasos participando de uma maratona. Feito isso, responda a si mesmo: ele se sairia bem? Conseguiria chegar entre os primeiros lugares, repetindo a performance em sua especialidade esportiva? Por certo não. O mesmo é válido caso o campeão da última maratona disputasse a prova dos 100 metros rasos. Percebe a diferença entre eles? Mesmo sendo os mais destacados em sua área, o fato é que cada modalidade exige uma preparação diferente. E é neste ponto que quero chegar com você.
Propósitos diferentes exigem preparações diferentes.

Usei anteriormente o exemplo das corridas para compor uma imagem da vida cristã. Ser um discípulo de Jesus é equivalente a uma longa caminhada (ou maratona, se preferir). Não fomos chamados para uma corrida breve de 100 metros, do tipo “pegue sua bênção e saia correndo”. Ao contrário, a vivência com Jesus deve ser intensa e experimentada no dia a dia. Tal identificação é tão poderosa que os discípulos, ainda no início da Igreja, eram conhecidos como os “Do Caminho”. O próprio Jesus, ao falar de si mesmo, usa a expressão “Eu sou o Caminho...”.

Portanto, vale a pena se perguntar: “Como tem sido a minha preparação neste caminhar com Jesus?”. Será que encaramos nossa trajetória como uma breve corrida, rápida o suficiente para alcançar nossa resposta de oração e em seguida mudamos o curso para longe de Jesus? Encaramos nossa caminhada como uma estação, um tempo ao lado de Jesus de modo a obter alguma paz no meio de um conflito? Ou nos preparamos para uma jornada iniciada aqui, e que continuará na eternidade?

Medite por um pouco, e para ajudar você, reflita comigo nesta frase: “Jesus não é o lugar que se chega, mas o modo como se vai”.

E hoje, como tem sido o “Caminho” que você tem andando?

mas quem ficar firme até o fim será salvo.
Mateus 24:13 NTLH
http://bible.com/211/mat.24.13.NTLH

"Não Posso Ajudar Nisso!"


Deuteronômio 30:19 NTLH
http://bible.com/211/deu.30.19.NTLH
Quando Deus começa a tratar conosco sobre comportamento errado, é fácil o bastante dizer, "Eu não posso ajudar nisso," mas é necessário real coragem e fé para dizer, "Eu estou pronto a assumir minha responsabilidade e ter a minha vida endireitada."

Grande parte do nosso pensamento é habitual. Se com frequência nós pensamos sobre Deus e coisas boas, pensamentos divinos tornam-se naturais. Milhares de pensamentos fluem em nossas mentes todos os dias. Nós podemos sentir que não temos controle, mas temos. Embora nós não tenhamos que fazer nenhum esforço para pensar coisas erradas, nós temos que fazer muito esforço para pensar coisas boas. Enquanto começamos a fazer mudanças, nós precisaremos lutar uma batalha.

Nossa mente é o campo de batalha, e o caminho principal para Satanás iniciar seu plano maligno em nós é através dos nossos pensamentos. Se nós sentimos que não temos poder sobre os nossos pensamentos, Satanás vai nos aprisionar e nos derrotar. Em vez disso, nós podemos decidir que pensaremos do jeito de Deus.

Deus tem nos dado poder para decidir, para escolher o pensamento certo sobre o errado. Mas uma vez que fazemos essa escolha, nós precisamos continuar a escolher os pensamentos certos. Não é uma decisão definitiva, mas vai ficando mais fácil. Quanto mais enchemos nossas vidas com a leitura da Bíblia, oração, louvor, e comunhão com outros cristãos, mais fácil fica para nós continuar escolhendo os pensamentos corretos.

Leva tempo para aprender a escolher o bem e afastar o mal. Isso não será fácil, mas estamos nos movendo na direção certa cada vez que assumimos a responsabilidade e fazemos as escolhas certas.

Ore: Poderoso Deus, me lembre que eu posso e faço escolhas todos os dias. Por favor me ajude a monitorar meus pensamentos, escolhendo apenas aqueles que vão me ajudar a superar o diabo e vencer a batalha pela minha mente. Em nome de Jesus, eu oro. Amém.

Extraído do livro Devocional Campo de Batalha da Mente de Joyce Meyer.

Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos.
Deuteronômio 30:19 NTLH
http://bible.com/211/deu.30.19.NTLH

Nosso modelo a seguir é Jesus

Obedeça a Deus em todas as pequenas coisas e você vai desfrutar de uma vida excelente. Seja diligente em sua obediência. Aprenda a viver sua vida diante de Deus e não diante do homem. Dê o seu melhor e faça todas as pequenas coisas que Deus te manda fazer, mesmo que ninguém mais possa saber. Coloque seu carrinho de supermercado de volta ao lugar dele ao invés de deixá-lo no meio do estacionamento. Por que? Porque o dono da propriedade colocou uma placa dizendo, "Favor devolver os carrinhos aqui" e Deus disse para nos submetermos a autoridade (Veja Tito 3:1).

A carne diz, "Bem, todo mundo deixa seus carrinhos em qualquer lugar; por que eu deveria colocar o meu no lugar? Porque o nosso modelo não são os outros - nosso modelo é Jesus. Quando eu me comparo com todo mundo, eu não pareço tão mau. Mas se me comparo com Jesus, sou humilhado e peço a Deus para me ajudar! Até que Jesus venha nos buscar, precisamos nos comparar com Ele e ao modelo de santidade que Ele deixou para nossas vidas.

Extraído do livro Um Novo Dia, Um Novo Você de Joyce Meyer. Direitos autorais de Joyce Meyer, 2007.

Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais.
Colossenses 1:10 NTLH
http://bible.com/211/col.1.10.NTLH

Lamente-se e Permaneça, Louve e seja Levantado

Lamentar é um pecado! Essa é uma forma corrupta de conversa que causa a muitas pessoas uma grande quantidade de problemas em suas vidas. Também abre muitas portas para o inimigo. As palavras têm poder. Palavras de queixas, resmungos carregam poder destrutivo. Elas destroem a alegria daquele que se queixa e pode também afetar a outra pessoa que as ouviu.

Em Efésios 4:29, o apóstolo Paulo nos instrui a não usar nenhum modo de falar imundo ou poluidor. Por um tempo eu não sabia que isso incluia reclamação, mas agora eu aprendi que sim. Murmuração e reclamação poluem nossas vidas e provavelmente soam como maldição ao Senhor. Para Ele isso é poluição verbal. Poluir é envenenar. Você já parou para pensar que eu e você podemos poluir nosso futuro por reclamar do que está acontecendo agora?

Quando reclamamos da nossa situação atual, permanecemos nela; quando  louvamos a Deus em meio a dificuldade, Ele nos levanta de lá. A melhor maneira de começar todos os dias é com gratidão e ação de graças. Obtenha vantagem sobre o diabo. Se você não enche seus pensamentos e conversas com coisas boas, ele vai definitivamente enche-los com coisas ruins. Pessoas realmente gratas não reclamam. Elas estão tão ocupadas sendo agradecidas pelas coisas boas que têm que não tem tempo para notar as coisas sobre as quais elas poderiam se queixar. Louvor e gratidão são bons; reclamar e resmungar são maus.

Extraído do livro Um Novo Dia, Um Novo Você de Joyce Meyer.

Jesus respondeu:  — Parem de resmungar contra mim.
João 6:43 NTLH
http://bible.com/211/jhn.6.43.NTLH

"Amando os sem amor"

Nossa recompensa será grande, Jesus disse, não quando amamos quem nos ama, mas quando amamos "os ingratos e os maus" como Deus faz.

Se você está casado com o cônjuge mais piedoso, mais doador e compreensivo, essa será a sua recompensa. Não haverá nenhum crédito extra para você nos céus por ter desfrutado de um casamento mais fácil que todos os outros. Então você terá décadas muito prazerosas, enquanto a outra pessoa pode estar reservando isso para a eternidade.

Se, por acaso, seu cônjuge age como se já tivesse ganho você, você pode não ser apreciado nesta terra, mas o dia virá—Jesus promete isso!—em que você verá seu Sogro celestial face a face e Ele lhe dirá, "Você amou o Meu filho (ou filha) tão bem, mesmo Eu sabendo que ele nunca entendeu o quão abençoado ele foi por ser casado com você. Agora, deixe-me mostrar a você como eu passo a eternidade recompensando aqueles que amam em Meu nome. Receba suas recompensas, entre no seu descanso!"

Você pode ver como acreditar naquele dia pode mudar como definimos o que é um bom dia no aqui e agora? Procuraremos por oportunidades de amar, servir, notar, encorajar, e apreciar, ao invés de sermos obcecados por qual bem nosso cônjuge nos ama, serve, nota, encoraja e aprecia. Isso é encorajador para vocês que tem sido tratados como se estivessem ganhos. Vamos ser honestos: alguns de vocês casaram com tolos. Eu não quero soar irreverente, mas a Bíblia diz que existem tolos, não é mesmo? Me parece que alguém deve casar com eles. Talvez você tenha escolhido um deles. De uma perspectiva terrena, essa é uma vida perdida. De uma perspectiva eterna, você tem a oportunidade de fazer parte de uma conversa particular, emocionante e que fará tudo ter valido a pena, no trono de julgamento de Cristo.

— Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam.  E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso.  E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram.  Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus.
Lucas 6:32‭-‬35 NTLH
http://bible.com/211/luk.6.32-35.NTLH

Livre-se Disso

Uma das minhas histórias favoritas é sobre o burro de um fazendeiro que caiu dentro de um poço seco. O animal chorou penosamente por horas enquanto o fazendeiro tentou descobrir o que fazer por aquele pobre burro. Finalmente, ele concluiu que o poço era tão profundo e que realmente precisava ser coberto de qualquer forma. Por outro lado, o burro era velho e seria um grande problema tirá-lo do poço. O fazendeiro decidiu que não valia a pena tentar recuperar o animal, então pediu ajuda aos vizinhos para cobrir o poço e enterrar o burro.

Todos pegaram as pás e começaram a entulhar o poço. O burro imediatamente percebeu o que estava acontecendo e começou a zurrar horrorosamente. Chorar pode ser nossa resposta natural se alguém está nos tratando tão mal, então aquele burro estava respondendo da mesma maneira que nós, mas depois ele ficou realmente quieto. Algumas pás de terra depois, o fazendeiro olho para dentro do poço e ficou atônito pelo que viu. A cada pá de terra que batia nas costas do burro, ele conseguia sacudi-la e ficar em cima dela.

Enquanto os vizinhos e o fazendeiro continuaram a jogar terra em cima do animal, ele continuou sacudindo e dando um passo para cima. Logo o burro sacudiu a última pá cheia de terra, deu um passo acima, e saiu do poço. Nós podemos aprender muito com essa história. Quando os problemas vem, se nós ficarmos parados e ouvirmos, Deus vai nos dizer o que fazer.

Pela Graça e misericórdia de Deus, eu estive pronta a sacudir um monte de coisas da minha vida, muitos sentimentos de dor, maus-tratos, abuso, injustiça, coisas ruins. Igual ao burro, a fim de continuar pressionando e ter vitória em nossas vidas, precisamos aprender a sacudir os problemas que vem ao nosso caminho.

Extraído do livro Um Novo Dia, Um Novo Você de Joyce Meyer.

Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós.
Hebreus 12:1 NTLH
http://bible.com/211/heb.12.1.NTLH